Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Dar voz ao Oriente

Beatriz Lamas Oliveira
Beatriz Lamas Oliveira
Médica Especialista em Saúde Publica e Medicina Tropical. Editora na "Escrivaninha". Autora e ilustradora.

Já que a televisão portuguesa ignora em absoluto aquilo que eu, e não serei só eu, considero de mais relevante e esclarecedor para a nova extensão da guerra na Síria, aqui fica o meu trabalho de pesquisa da realidade de uma zona do mundo onde nasceram civilizações e que hoje, devido às suas riquezas, se tornaram no ponto de mira dos falcões predadores.

DAMASCUS, (ST)A República Árabe da Síria condena fortemente as intenções agressivas do regime turco, os seus comentários imprudentes e instalação de forças militares nas fronteiras da Síria, enfatizando que esse comportamento viola flagrantemente a lei internacional e as resoluções do Conselho de Segurança que exigem o respeito Soberania e integridade territorial da Síria, disse quarta-feira uma fonte oficial do Ministério de Relações Exteriores e Expatriados.

O comportamento agressivo do regime de Erdogan mostra as aspirações expansionistas turcas nos territórios sírios e não pode ser justificado sob nenhum pretexto, acrescentou a fonte, afirmando a determinação da Síria de enfrentar a agressão turca por todos os meios legítimos possíveis. A fonte apontou que as reivindicações do regime turco sobre a segurança das fronteiras são desmentidas pelo desrespeito deste regime ao Acordo de Adana, que garante a segurança das fronteiras entre os dois países se o governo de Erdogan cumprir seus parágrafos. A fonte continuou dizendo que a Síria responsabiliza alguns grupos curdos pelo que está acontecendo devido à sua completa subordinação às políticas e esquemas da Inteligentsia americana.

A Síria alertou repetidamente os curdos sobre o perigo desses esquemas que são ferramentas para servir os planos americanos contra seu país. A Síria reitera que sua soberania e integridade territorial são uma linha vermelha e reafirma sua determinação em enfrentar a agressão turca por todos os meios legítimos possíveis, segundo a fonte.”

A Síria está pronta para receber todos os seus cidadãos enganados se reconsiderarem e corrigirem suas ações com o objetivo de preservar a segurança e a unidade do país”, enfatiza a fonte. 

A fonte concluiu dizendo que a Síria lembra que, se Erdogan insistir em continuar sua agressão, ele se colocará em pé de igualdade com as quadrilhas terroristas e perderá completamente sua posição como garante do processo de Astana ao encontrar um assentamento na Síria.

 

The Syria Times, hoje

Também de hoje, no Star on line, penso ser importante difundir a voz de Badran Jiakurd. Oficial Curdo citado pelo Dr. Mohamad Abdo Al-Ibrahi:

Os curdos sírios no nordeste da Síria estão prontos para trabalhar num acordo com Damasco, a fim de se protegerem enquanto a operação turca já iniciada mantiver a ofensiva ao nordeste da Síria depois de  os Estados Unidos abandonarem abruptamente o seu apoio, segundo o Sputnik.”Para salvaguardar os direitos do povo e desempenhar um papel em toda a Síria, é necessário um acordo com Damasco. É por isso que tentamos repetidamente, diretamente ou através da Rússia, manter diálogo com Damasco e chegar a um acordo político para acabar com a crise Síria e enfrentar os evidentes interesses que procuram a divisão do território sírio”, declarou Badran Jiakurd.

Jiakurd acrescentou que eles “sempre reconheceram e acreditaram na importância de manter um diálogo sério com Damasco e estarão sempre abertos a alcançar esse objetivo. A Rússia poderia desempenhar um papel nesse sentido, e acreditamos que isso seria de importância crucial.” “Faremos o que for necessário para proteger nossa região de qualquer ataque e defender nosso povo. Esperamos que a Rússia participe do reatamento do diálogo para resolver a crise síria e estamos prontos para retomar o diálogo com Damasco para esse fim”, Jiakurd disse.

A Turquia vai continuar a operação militar há muito planeada para criar ilegalmente o que chama de “zona segura” no norte.”

É o momento oportuno para nossos irmãos no leste da Síria escreverem uma nova página de pertença ao verdadeiro e único Estado soberano da República Árabe da Síria! Antes tarde do que nunca!

Dr. Mohamad Abdo [email protected]


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -