Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Béla Tarr em Espinho e Lisboa

A participação de Béla Tarr neste fórum representa, sem sombra de dúvida, uma oportunidade imperdível de aprender sobre cinema, não só como uma lenda da realização, mas também como um ícone absoluto do verdadeiro cinema independente.

Vencedor de prémios em festivais como Locarno, Cannes e Berlim, Béla Tarr é professor na escola de cinema de Sarajevo e lançou o seu último filme em 2011, intitulado “O Cavalo de Turim”, primeira obra assinada pelo cineasta a estrear-se em Portugal.

Béla Tarr_2

Béla Tarr tem influenciado toda uma nova geração de realizadores e é um dos cineastas mais conceituados de hoje, responsável por filmes que são aceites unanimemente pela crítica como sendo dos mais importantes trabalhos da história do cinema. Com vários prémios da Berlinale e de Cannes e noutros importantes festivais internacionais de cinema.

Béla Tarr começou a sua carreira aos 16 anos, idade com que começou a fazer filmes amadores. “Damnation” (1988), “Sátántangó” (1994), “O Homem de Londres” (2007) e “O Cavalo de Turim” (2011) são algumas das mais importantes obras do cineasta húngaro.

“Sátántangó” (1994) e as suas 7 horas e 30 minutos levaram a escritora Susan Sontag a prestar-lhe homenagem: “Devastador e absorvente durante cada minuto das suas sete horas. Ficaria contente por vê-lo todos os anos do resto da minha vida”.

Béla Tarr

Recorde-se que, quando foi questionado pelo Hollywood Reporter, sobre se iria cumprir a promessa de não fazer mais filmes depois de “O Cavalo de Turim”, Tarr respondeu afirmativamente: “Não sou um tipo que brinca. Se digo sim podes ter a certeza de que é sim. Se digo não podes ter a certeza de que é não”.

Com múltiplos nomes já confirmados, o FEST – Training Ground é um evento educativo onde novos talentos emergentes, vindos de todo o mundo,  se juntam durante uma semana, para participar numa formação de luxo que inclui ‘workshops’, ‘masterclasses’, palestras e debates orientados por especialistas de topo e renome internacional com sucesso reconhecido.

fest_2016

Anunciados para o campo de treino do FEST estão também o editor de “Gravidade”, Mark Sanger, Gareth Wiley (produtor de “Vicky Cristina Barcelona”), Paul Miller (produtor de “Prozac Nation”), Scandar Copti (realizador de “Ajami”), Gemma Jackson (designer de produção de “Game of Thrones”), Joe Walker (editor de “Sicario”), Eddy Joseph (editor de som de “A Noiva Cadáver”) entre muitos outros.

Cinemateca

Béla Tarr, na sua passagem por Portugal, irá também à Cinemateca Portuguesa, na rua Barata Salgueiro, para apresentar cinco dos seus filmes e quatro obras de Miklos Jancsó, Rainer W. Fassbinder, Ivan Passer e Alfred Hitchcock. O realizador irá apresentar algumas das sessões e no dia 1 de Julho estará disponível para dialogar com os espectadores presentes na sala.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -