Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

Bienvenue dans le Pire des Mondes

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Contra, absolutamente contra, o “pensamento único” e o“soft totalitarismo” e totalmente pelo “soberanismo popular” e o “socialismo patriótico”, a obra “Bienvenue dans le Pire des Mondes”, elaborada pelo Comité Orwell (só o nome é já todo um programa…), colectivo de jornalistas e cidadãos animado por Natacha Polony e Alexandre Devecchio, carreia elementos para um novo discurso à esquerda.

Este trabalho do Comité Orwell lança um desafio e um debate irrecusáveis para a esquerda que, neste século XXI, parece ter perdido a palavra (e o eleitorado…) ou repetir mecanicamente, qual maluquinho ou qual autómato, a matriz discursiva elaborada em 1917 pela III Internacional.

“Defender a liberdade de expressão e o pluralismo de ideias” e colocar o foco em assuntos ignorados pela imprensa mainstream como “as questões da soberania, da emancipação, da luta contra a alienação económica e cultural”, que garantem “a perpetuação de uma autêntica democracia”, são objectivos assumidos pelo Comité Orwell.

Em suma, este esboço de um novo discurso da esquerda europeia propõe-se “defender a nossa herança social e cultural fundada na soberania popular” hoje letalmente ameaçada pelo pensamento único da “ideologia dominante ‘liberal-libertária’ que faz do comércio livre globalizado um horizonte inultrapassável e do primado do indivíduo sobre qualquer projecto comum a condição de emancipação”. Note-se a participação neste trabalho de Éric Delbecque, um dos mais notáveis “cardeais” da Inteligência Económica, com vastíssima obra publicada…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anteriorSabordage
Próximo artigoBrave New War
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -