Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Janeiro 30, 2023

Brasil em transe. Manifestações de apoio a Lula em todo o país não garantem posse nem imunidade

Carlos FinoNesta sexta-feira realizaram-se manifestações de apoio a Lula e ao governo em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Mas, o que parecia um começo de resposta às tentativas de barrar a entrada do ex-presidente no governo Dilma foi desfeito com uma simples canetada de um juiz do Supremo – a posse de Lula está suspensa e ele volta a ser investigado pelo juiz de primeira instância da Lava Jato, em Curitiba.

Isto significa colocar de um lado o herói do momento, o anti-corrupção Sérgio Moro – que nos últimos dias revelou dezenas de escutas telefónicas do processo, incluindo conversas com a presidente e até com os advogados! – e o ex-herói do Brasil, que terminou os seus dois mandatos, em 2011, com mais de 80% de aprovação.

ELI 10 São Paulo SP 16/08/2015 Política - Vigilia - Ato no Instituto Lula Contra o Odio e a Intolerância. Manifestantes gritam frases de ordem no início da manifestação
ELI 10 São Paulo SP 16/08/2015 Política – Vigilia – Ato no Instituto Lula Contra o Odio e a Intolerância. Manifestantes gritam frases de ordem no início da manifestação

O governo recorreu da decisão “monocromática” do juiz Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal, figura arqui-conhecida pelas suas posições públicas anti-Lula e anti-PT, mas como na próxima semana há “recesso” (férias judiciais da Páscoa), o caso só será levado ao plenário do STJ no mínimo no final do mês.

Até lá, Lula está sem proteção e pode inclusive ser preso.

Entretanto, na Câmara dos Deputados, foi instalada a comissão encarregada de decidir sobre o pedido de destituição de Dilma Rousseff. Um terço dos seus membros têm processos a decorrer no Supremo e o próprio presidente da Casa, Eduardo Cunha, está acusado de corrupção, o mesmo acontecendo aliás com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A novela brasileira ainda decorre em modo de drama, mas tem todos os ingredientes para poder virar tragédia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -