Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 5, 2022

Califórnia legaliza marijuana recreativa… e Jeff Sessions

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

A Califórnia, na segunda-feira passada, tornou-se o sexto estado dos EUA a legalizar o uso recreativo da marijuana. Massachusetts e Maine estão preparados para se juntar a esses estados ainda este ano. Contudo, o procurador-geral Jeff Sessions irá reverter uma política da era de Obama que abre excepções aos estados que permitem o uso para fins medicinais ou recreativos.

O Departamento de Justiça, na tarde de quinta-feira, lançou um memorando onde anuncia que o chamado memorando de Cole será rescindido com eficácia imediata. Cole havia instruído os estados onde a maconha estava legalizada para não dar prioridade a casos federais relacionados à maconha.


Outrora, Jeff Sessions já foi considerado demasiadamente racista para ocupar altos cargos, mas hoje – como procurador-geral dos EUA – ele avança políticas que afectam sobretudo comunidades vulneráveis. O último anúncio é quatro vezes mais provável de afectar pessoas de cor. As leis de identificação do eleitor foram usadas no passado para tornar mais difícil para os pobres votarem, sem fazer uma diferença significativa na fraude eleitoral, que é mínima, na verdade.

Sessions tem batalhado para trazer tais regras de volta. A intensificação da guerra contra as drogas e as instruções para punir crimes leves com maior severidade também afecta em especial as comunidades mais vulneráveis. Uma vez presos, perdem o trabalho e, muitas vezes, o direito a votar.

Em outra frente, alguns dos apoiantes de Trump estão a fazer campanha para que Jeff Sessions seja removido para que outro procurador-geral possa demitir Muller, cuja investigação parece ser cada vez mais ameaçadora para Trump. Jeff Sessions recusou a investigação sobre possíveis interferências do governo russo na última eleição presidencial devido a relacionamentos anteriores que poderiam ser vistos como um conflito de interesses.

 

Quem é Jeff Session?

Jeff Sessions começou a pavimentar seu caminho para a casa branca há muito tempo atrás.

Who is Jeff Sessions? Narrated by Michael Ian Black

Publicado por Who Is? em Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -