Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Cerimónia em Paris lembra 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial

Aproximadamente 70 chefes de Estado e de Governo acompanharam neste domingo a cerimónia do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial realizado no Arco do Triunfo de Paris.

O presidente da França, Emmanuel Macron, é o mestre de cerimónias em um ato que começou minutos depois das 11h local e no qual também participam 15 dirigentes de organizações internacionais.

A maioria dos líderes percorreu a pé, debaixo de chuva, alguns metros na avenida Champs Élysées para chegar ao Arco do Triunfo.

Antes, alguns líderes, entre os quais estão o rei Felipe VI e o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, tinham sido recebidos por Macron e sua esposa Brigitte no Palácio do Eliseu.

Chegaram de forma separada, e um pouco mais tarde do que o resto, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, que aterrissou em Paris com atraso.

Antes da cerimónia, duas militantes do coletivo Femen protagonizaram um incidente ao pular as barreiras, com o tronco do corpo humano desnudo, durante a passagem da comitiva de Trump pela Champs Élysées.

As forças da ordem francesa conseguiram render as duas e levá-las para fora do cordão do segurança.

Cerca de 10 mil agentes foram mobilizados para garantir a segurança em Paris durante essa comemoração.

Macron iniciou os atos, seguido por seu primeiro-ministro, Édouard Philippe, e sua ministra de Defesa, Florence Parly, com uma breve revista de tropas e uma homenagem à bandeira enquanto soava o hino nacional francês, “La Marseillaise”.

O ato mais solene, junto ao discurso do chefe do Estado francês, será a lembrança aos mortos na Grande Guerra no local onde está localizado o monumento ao soldado desconhecido.

 

Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -