Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 6, 2022

China: “Desapareceram” os Dirigentes do Círculo Marxista da Universidade de Pequim…

Qiu Zhanxuan, estudante chinês que dirigia o Círculo Marxista da Universidade de Pequim, e vários dos seus camaradas “desapareceram”. Simplesmente.Num vídeo e num texto, previamente preparados e agora difundidos, Qiu Zhanxuan diz: “Caros camaradas e amigos, quando lerem este texto estarei atrás das grades…”.

A circulação destas mensagens é, em si mesma, uma clamorosa derrota para o “imperador” Xi e para o seu aparelho da “grande muralha da censura”.

O “desaparecimento” deu-se a escassas semanas do 30º aniversário do massacre de Tiananmen e teve como pretexto o apoio do CMUP aos operários de uma fábrica de máquinas-ferramentas, em Guangdong (sul da China) que pretendem criar um sindicato livre…

Qiu Zhanxuan já tinha sido preso em Dezembro passado por ter tentado organizar uma comemoração autónoma do aniversário de… Mao Zedong, o fundador do regime!

Tiananmen: Esta foto icónica é bem conhecida em todo o mundo excepto na China, onde continua, 30 anos depois, a ser largamente desconhecida devido à campanha permanente do regime para apagar a memória.


Chine : un étudiant forcé d’écouter un discours de Xi Jinping


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Caminhar

Titãs cantam: “Comida”

Boa pergunta

- Publicidade -