Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Cidade pede fundos para resolver crise da água com chumbo

Karen Weaver - presidente da câmara de Flint
Karen Weaver – presidente da câmara de Flint

Foi esta a mensagem passada por Karen Weaver, presidente da câmara de Flint, numa declaração divulgada esta semana. Weaver foi mais longe e disse que o governo do estado é que deveria pagar pela resolução dos problemas causados pela mudança da fonte de abastecimento de água canalizada, cuja ordem partiu das autoridades estatais, revelou o site noticioso Michigan Live.

A presidente da câmara alegou que os fundos para pagar a reestruturação das condutas de abastecimento de água devem vir do estado do Michigan, não só pela pressão dos funcionários estatais para a mudança de fonte de água, mas também devido aos cortes orçamentais destinados à cidade.

A assessora de imprensa de Rick Snyder, governador do estado, alegou que a cidade de Flint já recebeu cerca de 234 milhões de dólares dos impostos dos habitantes, incluindo verbas para obras no sistema de abastecimento de água e auxílio para pagamento das contas de água dos habitantes. “Continuamos a trabalhar de perto com a cidade e o governo federal para encontrar soluções para os problemas que os habitantes enfrentam”, frisou a responsável ao jornal.

A EPA (Environmental Protection Agency) pronunciou-se sobre a crise da água em Flint, através da sua administradora, Gina McCarthy: numa carta dirigida à presidente da câmara da cidade e a Rick Snyder, governador daquele estado, admitiu que as autoridades enfrentam “desafios significativos”. Um deles é o facto de não existir uma estação de tratamento de água “adequada”. A representante disse ainda que a cidade precisa “de uma administração que possa dar um apoio estável, de confiança e rápido, essencial para um sistema de água potável que funcione”.

McCarthy admite que houve progressos em alguns aspectos-chave da qualidade da água potável em Flint, mas sublinha que ainda há bastante trabalho a ser feito.

Desde Outubro do ano passado, a cidade tem distribuído água pré-tratada adquirida à Great Lakes Water Authority, depois de uma tentativa falhada de tratar o rio Flint; esta tentativa resultou numa crise de emergência, causada pelos elevados níveis de chumbo e outros problemas, que levaram a casos de doenças entre os habitantes.

Leia outros artigos relacionados.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -