Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Coimbra recebe Encontro Mundial de Piano

acad musica piano_2

Músicos amadores e profissionais reúnem-se para a primeira edição deste evento entre 21 e 27 de Janeiro, na cidade dos estudantes.

A iniciativa é organizada pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, sediada em Coimbra. Conta ainda com o apoio da Universidade de Coimbra, da Associação António Fragoso, do Conservatório de Coimbra, da Orquestra do Norte, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Câmara Municipal de Sardoal.

A programação é vasta entre aulas, concursos e espectáculos, sendo a entrada em quase todas as actividades gratuita.

Para as masterclasses já estão inscritos cerca de 50 alunos com idades entre os 12  e os 35 anos, havendo “jovens promessas mas também alunos muito premiados internacionalmente”, disse Manuel Araújo, vice-director da Academia, à Lusa. Quase todos os dias, haverá sessões com pianistas convidados de todo o mundo, a destacar alguns como Michele Campella, da Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles, Marilyn Engle, da Universidade de Calgary, no Canadá, Andreas Frölich, docente na Universidade de Música e Dança de Colónia, na Alemanha, Andrey Pisarev, professor no Conservatório de Moscovo, e Makoto Ueno, da Universidade de Arte de Quioto.

No final do encontro será seleccionado, por um júri de professores participantes, o melhor aluno da iniciativa, que irá tocar com a Orquestra do Norte no último trimestre de 2016.

Os concertos serão de entrada gratuita e decorrerão em vários espaços do concelho como o Conservatório de Coimbra, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz ou Centro Cultural do Sardoal.

Segundo Manuel Araújo disse à Lusa, o objectivo é repetir a iniciativa anualmente.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -