Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

O Colectivo de Juízes da comunicação social já deliberou e condenou

João de Sousa
João de Sousa
Jornalista, Director do Jornal Tornado

São muitos os arguidos, os casos e os milhões. E, segundo parece, os Panamá Papers é que foram decisivos. Pena não terem revelado os nomes dos jornalistas subornados por entidades públicas e privadas.Para Ricardo Costa e companhia não há qualquer dúvida de que Ricardo Salgado é culpado e terá sido ele “a mão que embala o berço” por detrás de todos os subornos e de todas as manigâncias imputadas a José Sócrates. É possível! Estranho é que ninguém estranhe que Ricardo Salgado e a PT só tenham aparecido numa fase tardia da investigação, já depois de ter havido detidos, buscas e muitas pistas seguidas, pelos vistos insuficientes para formular uma acusação, e tão oportunamente colado a um processo que inicialmente nada tinha que ver com isso.

Estranho que ninguém se interrogue acerca do percurso errático da investigação, característico de quem anda aos papéis. Não menos bizarra é a ausência total de indignação pela prisão de um cidadão com base numa investigação que, à data, nada tinha, como se constata pelo despacho. Insólito que não se preocupem por haver um arguido a quem foram prometidas benesses se dissesse o que a investigação queria ouvir. Esquisito que não notem a coincidência entre o calendário político e o da Operação Marquês. Revoltante não se enfurecerem com as fugas selectivas ao segredo de justiça que permitiram instruir um processo no tribunal da opinião pública. Sobre tudo isto… nem uma palavra. Acerca dos prazos… o que é isso?

Alguns chegam mesmo a fazer um acto de contrição por tudo isto se ter passado debaixo do seu nariz sem darem por nada, e assim, de modo farisaico, incriminam alguém enquanto aparentam uma suposta autocrítica.

Fora das preocupações da imprensa mainstream está apurar se, nestas condições, José Sócrates poderá ter alguma esperança de vir a ter um julgamento justo. Não pode. Não é humanamente possível.

Indigno é não se fazerem perguntas de quantos mais donos disto tudo começam a surgir um pouco por todo o lado. Mesmo ontem o despacho de acusação ofuscou a apresentação de Rui Rio como candidato à liderança do PSD.

Sugiro que dispensemos o julgamento e entreguemos o veredicto e respectivo acórdão aos órgãos de comunicação social.

Para reflexão dos Leitores publicamos abaixo o comunicado da defesa de José Sócrates:

A defesa do Senhor Engenheiro José Sócrates teve hoje conhecimento de ter sido deduzida acusação no chamado Processo Marquês. Esta acusação surge depois de largamente ultrapassados todos os prazos da lei e, visivelmente, destinada a reanimar, a alimentar e a expandir a suspeição lançada sobre a pessoa e a ação de um ex-Primeiro Ministro e do seu Governo.

Os advogados do Senhor Engenheiro José Sócrates irão examinar detalhadamente o despacho e todos os elementos do processo e irão usar todos os meios do direito para derrotar, em todos os terrenos, essa acusação infundada, insensata e insubsistente. A um primeiro relance, trata-se de um romance, de um manifesto, vazio de factos e de provas, pois não pode ser provado o que nunca aconteceu. Trata-se de retomar e desenvolver os mesmos temas numa iniciativa de grande espetáculo.

A defesa do Engenheiro José Sócrates manteve, ao longo deste processo, mesmo perante o enorme e injusto sacrifício pessoal do seu Constituinte, absoluta confiança no direito, mesmo quando os que o deviam guardar e acatar o violaram grosseiramente. Será nesse quadro no direito que irá continuar, com rigor e exigência.

Com esta acusação, cessam os poderes de direção do processo, que ficam, como sempre deveriam ter estado, mas nunca estiveram, confiados ao julgamento isento e imparcial de juízes. 

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -