Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

Começa hoje a 67ª edição. Susan Sarandon é a protagonista do filme de abertura

José M. Bastos
Crítico de cinema

Festival Internacional de Cinema de San Sebastián

Com a exibição de “Blackbird”/ A Decisão, filme norte-americano realizado por Roger Michell e protagonizado por Susan Sarandon, começa hoje na cidade basca de San Sebastián a 67ª edição do Festival Internacional de Cinema, A Mostra vai decorrer até ao próximo dia 28.

“Blackbird” de Roger Michell

A trama de “Blackbird” desenvolve-se a partir do momento em que uma mulher decide que não quer continuar a viver. A decisão origina uma série de tensões familiares outrora escondidas mas também a revelação de afectos até então não declarados. Kate Winslet, Mia Wasikowska, Sam Neill, Rainn Wilson e Lindsay Duncan são outros dos intérpretes do filme.

Na gala de inauguração haverá ainda lugar para a entrega ao mexicano Alfonso Cuarón do Grande Prémio FIPRESCI distinção que 618 membros da Federação da Crítica Internacional atribuíram a “Roma”, filme que conquistou o ‘Leão de Ouro’ em Veneza e que foi vencedor de três Óscares (melhor filme estrangeiro, melhor realização e melhor fotografia, ambas de Alfonso Cuarón).

“Patrick” e “Pacificado” assinalam a presença de Portugal e Brasil na secção oficial

Serão dezassete os filmes em competição na secção oficial que inclui ainda dois filmes fora de concurso – “Diecisiete” de Daniel Sánchez Arévalo (Espanha), a exibir na sessão de encerramento,  “The Song of Names” de François Girard (Canadá / Reino Unido / Hungria)  e outro que é apresentado sob a designação de “projecção especial”: “La Odisea de los Giles” de Sebastián Borensztein ( Argentina / Espanha).

Para além do filme de abertura a principal secção competitiva integra outro filme norte-americano: “Zeroville” de James Franco, vencedor da Concha de Ouro de San Sebastián  em 2017 com “Um Desastre de Artista”. “Zeroville” é, de novo, um filme ambientado no mundo do cinema: um jovem arquitecto que ruma até à Hollywood em mudança dos anos 60.

“Patrick”, filme português de Gonçalo Waddington

Especial destaque merece a presença na competição de “Patrick”, estreia na realização de Gonçalo Waddington do jovem actor português que tem no seu currículo a participação em vários de filmes de Tiago Guedes, João Canijo, Marco Martins e Miguel Gomes, além de inúmeros trabalhos na televisão e no teatro. Esta é a história Mário, um rapaz de oito anos, sequestrado no interior de Portugal na Primavera de 1999, e que reaparece 12 anos depois numa prisão de Paris com o nome de Patrick.

“Pacificado” , filme brasileiro de Patxon Winters

O norte-americano Patxon Winters – actor, escritor, director de fotografia e realizador – assina a produção brasileira “Pacificado”. Nascido de uma colaboração, ao longo de sete anos, entre a comunidade de Morro dos Prazeres e  Paxton Winters, “Pacificado” conta a história de uma rapariga de treze anos que tem dificuldade em dar-se com o pai quando este sai da prisão nos dias conturbados que se seguiram aos Jogos Olímpicos e enquanto a polícia procura ‘pacificar’ as favelas do Rio de Janeiro.

Outros títulos

Os outros títulos que vão competir pelos principais prémios do certame basco são:

  • “A Drak-Dark Man” de Adilkhan Yerzhanov (Cazaquistão / França);
  • “Das Vorspiel” / A Audição de Ina Weisse (Alemanha / França);
  • “Il Pleuvait des Oiseaux” de Louise Archambault (Canadá);
  • “La Hija de un Ladrón” de Belén Funes (Espanha);
  • “ La Trinchera Infinita” de Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga (Espanha / França);
  • “Llamo e SKalbe” de Sonthar Gyal (China);
  • “Mano de Obra” de David Zoanana (México);
  • “Mientras Dure la Guerra” de Alejandro Amenábar (Espanha / Argentina);
  • “Proxima” de Alice Winocour (França / Alemanha);
  • “Rocks” de Srah Gavron (Reino Unido);
  • “Thalasso” de Guillaume Nicloux  (França);
  • “The Other Lamb” de Malgorzata Szumowska (Irlanda / Bélgica / Polónia/ EUA);
  • “Vendrá la muerte y tendrá tus ojos” de José Luis Torres Leiva (Chile / Argentina / Alemanha).

Júri

O júri oficial do Festival será presidido pelo realizador irlandês Neil Jordan e dele farão também parte o produtor mexicano Pablo Cruz, a directora de fotografia sueca (mas radicada em Berlim) Lisabi Fridell, as actrizes Bárbara Lennie (espanhola) e Mercedes Móran (argentina) e o produtor israelita Katriel Schory.

Cinema espanhol ou de língua castelhana

A realçar, a habitual grande representação do cinema espanhol ou de língua castelhana, a também importante presença francesa (em grande parte assegurada por via das coproduções) e a participação de alguns autores consagrados (alguns já premiados em anteriores edições do Festival) a par de outros quase desconhecidos.

“La Trinchera Infinita”

“Mientras Dure la Guerra”

A Guerra Civil de Espanha continua a ser tema: em  La Trinchera Infinita”  encontramos um homem e uma mulher casados há pouco quando rebenta a guerra e a vida do homem passa a estar seriamente ameaçada e em “Mientras Dure la Guerra”, Amenábar situa a acção em Espanha, no Verão de 1936, quando o célebre escritor e filósofo Miguel de Unamuno apoia, numa primeira fase, a rebelião militar e por isso é destituído do cargo de Reitor da Universidade de Salamanca pelas autoridades republicanas, e pouco depois começa a questionar o seu posicionamento inicial.

San Sebastián

 67ª edição do Festival Internacional de Cinema

 


 

Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -