Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Junho 21, 2024

Comemoração oficial do Dia de Portugal em Timor-Leste

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

A comemoração oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi celebrada em Timor-Leste, na cidade de Liquiçá.

A Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Maria Manuela Freitas Bairos, tem sido incansável na promoção de actividades em prol da língua portuguesa, em parceria com as autoridades do país, ao mais elevado nível, e com o envolvimento de diplomatas e políticos, como ilustram as imagens registadas no Sábado, dia 8, na importante cidade costeira timorense situada a cerca de 30 Km a oeste de Díli.

A cerimónia envolveu membros dos órgãos de soberania, o Presidente da República (José Ramos-Horta), o Presidente do Tribunal de Recurso (Deolindo dos Santos), o Vice-Primeiro Ministro (Francisco Kalbuadi Lay) e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Bendito Freitas), entre outros.

Ramos-Horta, Matan Ruak, Deolindo dos Santos e Andrade de Lemos

Como não podia deixar de ser foram notórias as presenças dos embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Embaixador de Angola em Timor-Leste (José Andrade de Lemos) e a Embaixadora de Portugal em Timor-Leste (Maria Manuela Bairos), notando-se a ausência do Embaixador do Brasil (Maurício de Assis) em virtude de ter terminado a missão em Timor-Leste.

O anfitrião, Presidente da Autoridade Municipal de Liquiçá (Paulino Ribeiro), vários  oficiais das forças armadas e da PNTL, bem como, representantes do Partido Socialista de Timor (PST), foram outras das individualidades nacionais que também marcaram presença.

Em Timor-Leste, para além da cerimónia oficial na cidade de Liquiçá, havendo outras em programação, os eventos são diversos, uns com momentos mais solenes, outros com situações culturais e lúdicas, ilustrando a excelente gastronomia de Portugal, e o fado, o tão famoso e belo estilo musical português que junta guitarras, xailes e saudade.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -