Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Como surgiu o dia interncional da mulher?

Ana Prestes, São Paulo
Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

O dia 8 de março é celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional da Mulher. Nele, são relembradas as lutas e as conquistas dos movimentos feministas e são pautadas novas lutas a serem feitas.

A data tem origem na luta das mulheres russas por pão e paz, no momento em que seu país se encontrava em guerra, as condições de trabalho eram extremamente precárias e os alimentos estavam escassos.

Na coluna MiraMundo desta semana, Ana Prestes conta a história do dia 8 de março e como a luta das trabalhadoras russas marcou o mundo.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -