Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Concentração de riqueza dispara no mundo

Em nenhum outro período da história tantas pessoas saíram da pobreza extrema e ganharam acesso a bens e alimentos como nos últimos 40 anos.Mas enquanto milhões deixam a miséria, sobretudo na Ásia – onde a China tem um desenvolvimento fantástico -, na outra ponta os ricos ficam cada vez mais ricos. Já a “classe média” – os 40% “do meio” – vai sendo espremida entre os 50% mais pobres e os 10% mais ricos. Os dados estão no jornal Folha de S. Paulo.

Com a renda nos emergentes se aproximando daquela nas nações ricas e com a desigualdade interna nos países em alta, o mundo volta à configuração do final do século XIX, quando a ascensão da extrema direita levou aos conflitos do século XX.

Para especialistas, sem soluções multilaterais para a desigualdade no horizonte, as democracias liberais e o crescimento global permanecerão ameaçados.


Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Exit Costa

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -