O concerto é apresentado em conjunto com o Coro Magnus, constituído por 140 coralistas dos grupos corais do Montijo, da Portela, da Direcção Geral do Território e Académico da Universidade Autónoma.
O espectáculo está integrado no 113º aniversário daquela associação de bombeiros torriense e pretende ser também o primeiro de muitos eventos comemorativos dos 200 anos da banda de música, fundada em 1818 com o nome de Phylarmónica Torreense.
O conceito intemporal advém do facto das obras a interpretar abrangerem desde a tradição secular de interpretar missas em latim, até aos temas recentes dos musicais da Broadway, da autoria de Andrew Lloyd Webber, passando pelo tema do filme “1492 – A Conquista do Paraíso”, composto pelo compositor grego Vangelis; e por “Hallelujah” que nos habituámos a ouvir na voz de Leonard Cohen.
A organização agendou inicialmente 4 concertos em 4 diferentes localidades; no entanto, existem já conversações para apresentações futuras deste concerto, o que também reforça o seu carácter “intemporal”.