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Terça-feira, Janeiro 31, 2023

Concurso de filhós preserva património gastronómico local

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A vigésima edição do Concurso de Filhós e Mostra de Doçaria de A dos Cunhados, concelho de Torres Vedras, teve 19 concorrentes a concurso, número superior ao da edição do ano passado.A organização foi da Pró-Memória – Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados, que promoveu o evento na azenha, património local, cuja manutenção necessita deste tipo de iniciativas. Um dos objectivos é precisamente angariar receitas de modo que a associação possa prosseguir com a sua missão. O outro foi a promoção do património local, neste caso gastronómico.

A própria associação recuperou três receitas antigas de filhós e levou-as a concurso. Na competição houve muitas novidades, como as filhós de iogurte e vermelha, mas também algumas antigas, como a filhós de pão. Por isso mesmo o concurso contemplou dois prémios: um para a mais saborosa e outro para a mais tradicional (com abóbora).

Ao fim da tarde teve lugar a entrega de prémios, com a presença de Bruno Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras; e Nuno Cosme, presidente da Junta de Freguesia de A dos Cunhados e Maceira. Gabriela Domingos venceu na categoria da filhós mais saborosa e Maria dos Prazeres Gomes foi premiada pela filhós mais tradicional.

Segundo a organização: esta mostra pretende a conhecer o que se faz na nossa região, a nível de doçaria, seja para preservar e divulgar o que existe ou para dar a conhecer o que de novo vai surgindo. Proporciona também o conhecimento e divulgação do doce típico de um determinado restaurante, café ou pastelaria”.

Por isso, a par do concurso de filhós, também houve uma mostra de doçaria, para profissionais e amadores, com dezenas de sobremesas, bolos e os mais variados doces, confeccionados por populares e por restaurantes e pastelarias do concelho de Torres Vedras e arredores. A azenha esteve bastante animada durante toda a tarde e cumpriu-se o objectivo da Pró-Memória de promover e divulgar aquilo que de melhor se faz na região para adoçar o paladar.

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