Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022

Torres Vedras recebeu Festival Nacional de Robótica

Joaquim Ribeiro
Jornalista

“Foi uma das melhores edições do Festival Nacional de Robótica de todos os tempos”, afirmou Carlos Cardeira, presidente da comissão directiva da Sociedade Portuguesa de Robótica. O evento decorreu em Torres Vedras entre os dias 25 e 29 de Abril.Nas competições de robótica estiveram cerca de 500 participantes, de 83 equipas, representantes de 21 países. “Dias intensos mas de muita felicidade e conhecimento”, sublinhou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a cerimónia de encerramento. Houve ainda uma conferência internacional com cerca de 60 oradores e seis dezenas de workshops que reuniram aproximadamente um milhar de participantes.

Durante o festival realizou-se o apuramento das equipas portuguesas para o RoboCup, competição mundial de robótica. Recebeu a visita de várias personalidades, nomeadamente na cerimónia de abertura. Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais; Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação; e Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, foram os membros do Governo presentes. Marcelo Rebelo de Sousa também visitou o evento no quarto dia.

Um “desfile de personalidades” que parece ser um “caso inédito” nas palavras de Vítor Teodoro, director do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, que lembrou ainda o papel de toda a comunidade educativa. Um “trabalho de equipa” que fez com que “todas as expectativas fossem ultrapassadas”.

Na cerimónia de abertura Carlos Miguel sublinhou “o trabalho de equipa, o empenho e a paixão dos jovens” que participavam no festival, destacando o facto de o Agrupamento de Escolas de São Gonçalo trabalhar nesta área há 12 anos. Alexandra Leitão referiu que eventos deste género permitem partilhar as boas práticas das escolas portuguesas apesar da limitação de recursos.

Há cerca de uma década, quando os nossos alunos começaram a ganhar prémios internacionais de robótica, era difícil imaginar que íamos receber um evento desta envergadura” Disse ainda o presidente da Câmara, sublinhando que “a educação é uma prioridade no nosso concelho e a robótica vai chegar cada vez mais a todos os alunos”.

A importância do trabalho conjunto em torno do festival foi também reforçada por Jaime Rei, um dos responsáveis pela organização, que está entre os 10 nomeados para melhor professor do país.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -