Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Concurso Público na educação dentro de duas semanas, diz a Ministra

João Angelino, no Huambo
João Angelino, no Huambo
Jornalista (Estagiário)

ANGOLA

O Ministério da Educação prevê lançar, dentro de duas semanas, um concurso público para a admissão de novos professores, anunciou ontem, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a titular da pasta, Maria Cândida Teixeira.A ministra da Educação garantiu à imprensa, momentos depois de desembarcar no aeroporto local, que o departamento ministerial que dirige já tem todas as condições criadas para a realização do concurso e aguarda apenas pelos despachos dos Ministérios da Administração do Território, Finanças e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social para a execução do diploma.

Segundo a ministra da Educação, para a província do Zaire vão ser disponibilizadas 668 vagas para admissão de novos professores do ensino geral no presente ano lectivo.

Todo o processo já está preparado. Dentro de duas semanas começa a admissão e enquadramento de novos professores”

Um total de 20 mil novos professores devem ser recrutados no país no presente ano lectivo.

Ao referir-se à greve observada pelos professores em todo o país, Cândida Teixeira lembrou que o Ministério da Educação comprometeu-se a solucionar todas as questões que constam do caderno reivindicativo dos professores para, dentro do tempo de calendarização, serem cumpridas ao mais alto nível.

A agenda de trabalho da ministra da Educação no Zaire inclui a discussão de assuntos relacionados com a superlotação de alunos nas salas de aula, o enquadramento de novos professores, a construção de novas escolas e o programa da merenda escolar.

Cândida Teixeira reuniu-se com o governador provincial do Zaire, Joanes André, com membros dos governos provincial e municipal, e responsáveis do sector da Educação na região.

A visita visa o acompanhamento do desenvolvimento do sistema educacional na província do Zaire e prolonga-se até amanhã.

O autor escreve em PT Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -