Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Condeixa vai ter Museu Multimédia

A vila de Condeixa-a-Nova, perto de Coimbra, e a dois passos de Conímbriga – o mais famoso e relevante sítio arqueológico romano em Portugal – vai ter em final do mês de Maio o Museu Multimédia Portugal Romano e Sicó (POROS) – uma nova estrutura que pretende alargar a informação sobre a ocupação romana nesta região da Serra de Sicó.

conimbriga 1

As Ruínas de Conímbriga e o seu museu foram visitadas em 2015 por cerca de 90 mil pessoas, mas a sua esmagadora maioria visita o magnífico sítio arqueológico e faz-se à estrada, sem sequer entrar na vizinha vila de Condeixa.

Uma realidade que autarquia quer ver alterada com a abertura do POROS – um museu multimédia que pretende atrair os visitantes de Conímbriga, dando-lhes mais informação em novas formas de comunicação sobre os ancestrais tempos da Civilização Romana.

camara condeixaO novo museu promete aos visitantes uma viagem no tempo, através do tridimensional, que poderá transpor-nos para as vivências do mundo romano. A temática do movo museu aborda a romanização da Lusitânia em geral, com especial atenção sobre esta região do Sicó, de grande ocupação romana, com a cidade de Conímbriga no centro das atenções. As várias salas do novo museu de Condeixa-a-Nova levarão os visitantes numa viagem virtual desde os primórdios de Roma até à chegada dos romanos à Península Ibérica.

A autarquia que aposta forte nesta infraestrutura cultural como atractivo para o turismo garantiu já ter protocolos com o Ministério da Cultura, que vai permitir visitas às ruínas e ao POROS incluídas no mesmo bilhete.

Está ainda previsto que um autocarro sirva os visitantes no transporte entre as ruínas e novo museu. A Câmara de Condeixa-a-Nova pretende ainda revalorizar como caminho pedonal uma antiga estrada entre as famosas ruínas e a vila.

Conimbriga-distrito

Com uma rica gastronomia, sobretudo de cabrito assado e doçaria e uma Estalagem de bom nível, Condeixa quer aproveitar a onda de turistas que todos os anos visitam Conímbriga, mas que passam ao lado da simpática e ancestral vila…

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -