Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

“Cultura em Expansão” – A “Ode Marítima” no Bairro da Pasteleira

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

“Cultura em Expansão” é outro dos programas criados pela Câmara Municipal do Porto para levar as manifestações culturais aos locais mais improváveis – associações de moradores e agremiações culturais espalhadas pelos bairros e freguesias da cidade.

Começou há quatro anos. O ciclo deste ano começa hoje no Bairro da Pasteleira frequentemente referido na comunicação social, nem sempre pelos melhores motivos.

Pelas 21h30 na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres – Rua Gomes de Azurara, 129 poderá ser vista a adaptação de Diogo Infante e João Gil do poema “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos. A entrada é livre.

A interpretação de Diogo Infante é acompanhada pela música de João Gil e conduz os espectadores na viagem à “Ode Marítima”, a grandiosa composição poética de Álvaro de Campos – heterónimo de Fernando Pessoa.

“Em ‘Ode Marítima’, um homem observa um porto marítimo e assume o comando de um paquete que não chegou a entrar no cais. Inicia, então, uma viagem dentro de si mesmo, perpetrando todos os comportamentos humanos e procurando ‘sentir tudo de todas as maneiras’. O imaginário marítimo tão lusitano e a metáfora do fluxo/refluxo do mar sustentam a contradição violenta de um homem que tenta relacionar diferentes sensações de identidade, transformando-se ele no cais e no destino, revelando a sua pluralidade de sentidos e tornando corpórea a viagem”, adianta o portal de notícias da Câmara do Porto.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -