Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Março 18, 2024

António Nóbrega e Rosane Almeida estreiam em Portugal “Mestiço Florilégio”

O multifacetado artista brasileiro António Nóbrega, que celebra em 2022 cinquenta anos de carreira, e a sua esposa Rosane Almeida apresentam no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a 8 de Maio, o espectáculo “Mestiço Florilégio”.

A estreia mundial deste espectáculo ocorre no âmbito das XVIII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC e antecede uma digressão por mais três localidades portuguesas – Miranda do Corvo, Caldas da Rainha e Évora – produzida pela Cena Lusófona.

O espectáculo é assumido como uma “antologia lúdica” sobre a trajectória artística de António Nóbrega ao longo das últimas cinco décadas. Com a sua companheira Rosane Almeida, propõe-nos um espectáculo multidisciplinar, que cruza música, dança, teatro, cinema e conversa com o público.

Fiel ao percurso da dupla (também responsável pela criação em São Paulo do conceituado Instituto Brincante), “Mestiço Florilégio” parte do mundo cultural popular brasileiro: “foi a partir do reservatório popular brasileiro de cantos, danças, formas poéticas, entre outras” que Nóbrega e Rosane “criaram os variados entremeios que compõem esse florilégio, reflexo também do caldeamento cultural que se processou, principalmente no estrato sociocultural subalterno brasileiro”. Pensando no público de Portugal, os artistas adiantam sobre esta sua nova criação: “Mestiço Florilégio é uma espécie de moderna Reisada, onde o arcaico e o moderno se fundem dentro do espírito de complementaridade tão necessário ao nosso fragmentado mundo”.

O regresso a Coimbra de António Nóbrega (que aqui se apresentou em 2003 e em 2018) ocorre a convite das XVIII Jornadas de Cultura Popular do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC). O espectáculo terá lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo no dia 8 de Maio, domingo, pelas 16h00. Na véspera, 7 de Maio, pelas 15h00, Rosane Almeida dirige uma oficina de danças tradicionais brasileiras, também integrada nas Jornadas. Esta iniciativa tem lugar na “Sala Brincante” da Cena Lusófona, assim designada há quatro anos, precisamente em homenagem a António Nóbrega.

Nas semanas seguintes, com produção da Cena Lusófona, “Mestiço Florilégio” viaja por mais três localidades portuguesas, tendo apresentações marcadas para Miranda do Corvo (Casa das Artes, 14 de Maio, 21h30), Caldas da Rainha (Centro Cultural e de Congressos, 20 de Maio, 21h30) e Évora (Teatro Garcia de Resende, 21 de Maio, 21h30).

António Nóbrega

Nascido no Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espectáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, Recital para Ariano, Semba, Rima, entre outros.

Com os seus espectáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Em 2003 participou na VI Estação da Cena Lusófona, em Coimbra, e em Setembro de 2018, numa parceria entre a Cena Lusófona e A Escola da Noite, realizou uma “Ocupação Brincante” no Teatro da Cerca de São Bernardo, com espectáculos e oficinas.

Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural e diversos outros prémios, como: Shell de Teatro, Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel e Governador do Estado de São Paulo.

Publicou 12 CD e três DVD. Em Novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – actriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou a longa-metragem “Brincante”, dedicado à sua trajectória artística. Dedica-se actualmente a escrever uma obra ensaística sobre a cultura popular brasileira.

Rosane Almeida

Nascida a 20 de Abril de 1964 em Curitiba, Rosane Almeida tem como base de formação artística a prática do teatro, das danças populares brasileiras e das artes do circo. Entre 1983 e 1990 realizou cursos na Escola Superior das Artes do Circo em Châlons‐sur‐Marne (França), na Scuola Teatro Dimitri em Verscio (Suíça) e na Escola Picadeiro (São Paulo).

Em 1992, ao lado de Antonio Nóbrega, fundou o Instituto Brincante (centro de arte e cultura que promove cursos, oficinas, espectáculos e outras acções focadas na cultura brasileira) sediado na Vila Madalena, em São Paulo.

Também em parceria com Antonio Nóbrega, criou e actuou como actriz e dançarina nos espectáculos Brincante, Segundas Histórias, Na Pancada do Ganzá, Madeira que Cupim Não Rói, Marco do Meio-Dia, Nove de Frevereiro, entre outros, e participou na série documental Danças Brasileiras, exibida pelo Canal Futura.

Em 2004, criou o espectáculo a solo A Mais Bela História de Adeodata, cujo texto foi publicado pela editora Salamandra. Em 2012, pela passagem do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, criou e dirigiu o espectáculo Amado e em 2019 publicou, pela editora FTD, o livro infantil Cumarim, a Pimenta do Reino.

Mestiço Florilégio

Antonio Nóbrega e Rosane Almeida

  • concepção, encenação e atuação Antonio Nóbrega e Rosane Almeida
  • textos teatrais e das canções Antonio Nóbrega, Bráulio Tavares, Rosane Almeida e Wilson Freire músicas Choro Receita de samba (Jacob do Bandolim), Mourão (Guerra Peixe), Estrela Dalva (Antonio Nóbrega), Bach, temas tradicionais populares
  • criação da luz Marisa Bentivegna mapa do som Tuca Pradella projecções visuais Filme Brincante (direção de Walter Carvalho) edição visual Grissel Pinguilim
  • produção São Paulo Thereza Freitas produção Portugal Cena Lusófona
  • M/6 > 60′

 

Datas e locais de apresentação

COIMBRA

  • Teatro da Cerca de São Bernardo (ESTREIA MUNDIAL)
  • 8 de Maio de 2022, domingo, 16h00
  • informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]

MIRANDA DO CORVO

  • Casa das Artes
  • 14 de Maio de 2022, sábado, 21h30
  • informações e reservas: 239 530 322 / [email protected]

CALDAS DA RAINHA

  • Centro Cultural e de Congressos
  • 20 de Maio de 2022, sexta-feira, 21h30
  • bilhetes à venda na BOL

ÉVORA

  • Teatro Garcia de Resende
  • 21 de Maio de 2022, sábado, 21h30
  • informações e reservas: 266 703 112 / [email protected]

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -