Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

10 de Junho. O discurso. A História

As comemorações do dia de Portugal foram marcadas por intervenções saudosistas e desconexas que deixam perplexas as gerações presentes encarregues de preparar o futuro.

A alusão a Camões como figura maior da República é, por si só, castradora da mensagem de um dia que devia ser de comemoração da esperança e nunca para usar o passado como objetivo social porque o que passou à semelhança da água que corre por de baixo de uma ponte não mais voltará a passar.

Quanto muito parece igual. Mas não é. É pura ilusão da ótica Humana. Tanto na perspetiva como no conhecimento adquirido. Sendo que o conhecimento é algo que transita de geração para geração. Talvez por isso a importância da memória e de todo os seus registos como sendo suporte para alavancar a continuidade da modernidade.

Portugal tem atualmente a geração mais bem preparada de sempre. Uma condição que é presente em todas as gerações que preparam o seu futuro. Assim sendo não se percebe o porquê do medo existente em geração antecedente progenitora ou não em confiar nos seus descendentes. Nessa senda é corriqueiro o discurso saudosista sempre presente em cerimónia e também no comportamento parcimonioso dos indivíduos que se organizam em sociedades comunitárias centradas em interesses individuais.

Acontece que ao longo da História o aperfeiçoamento contínuo da forma na organização social entronca em um novo paradigma que exige cada vez mais comportamento coletivo em defesa de valores de vida e também de valores de identidade.

A partilha de recursos é uma condição essencial para o equilíbrio das civilizações assim como a preservação do ambiente. Dois pilares estratégicos sobre os quais as novas gerações se debruçam e apresentam soluções. O que não é de estranhar num tempo em que o escalonamento da organização social já não reflete estigmas passados. Talvez por isso deva a geração de transição repensar o método e afirmar a confiança sempre necessária a quem se lhe segue com a naturalidade da vida.

O dia de Portugal devia ser por isso um dia de comemoração das raízes do futuro!


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -