Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Dia Mundial da Saúde Mental

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro, lembramos que as dificuldades de saúde mental são tão relevantes quanto as de saúde física, mas muitas vezes menos visíveis e compreendidas. Um em cada cinco adultos nos EUA experimentam falta de bem-estar mental suficiente de acordo com a Aliança Nacional de Saúde Mental. Cerca de 1 em cada 25 luta com uma doença mental séria. Portugal apresenta entre os valores mais elevados de perturbações mentais (22,9%) entre países desenvolvidos.

Neste artigo 2013 Psychology Today, Mental Health and Happiness a Dr. Nancy Buck oferece uma boa definição de saúde mental e dicas sobre como recuperá-la e mantê-la. A psicóloga começa com a definição de trabalho de bem-estar mental e emocional do psiquiatra William Glasser. Você é mentalmente saudável se gosta de estar com a maioria das pessoas que conhece, especialmente com as pessoas importantes na sua vida, como familiares e amigos. Bem-estar no trabalho significa, em boa parte, que co-existe bem nesse ambiente.

Geralmente, você está feliz e está mais do que disposto a ajudar um membro da família infeliz, amigo ou colega a sentir-se melhor. Você leva uma vida principalmente sem tensão, ri muito e raramente sofre com dores – sofrimento físico e mental que tantas pessoas aceitam como parte inevitável do quotidiano.

Você aproveita a vida e não tem problemas para aceitar que outras pessoas são diferentes de si. A última coisa que vem à mente é criticar ou tentar mudar qualquer um. Você é criativo no que faz e consegue desfrutar mais do seu potencial do que pensou ser possível. Finalmente, mesmo em situações difíceis quando você é infeliz – ninguém pode ser feliz o tempo todo – sabe a razão e tenta fazer algo a respeito.

Para manter boa saúde mental e emocional, diariamente, certifique-se de atender às suas necessidades de segurança, amor, poder, diversão e liberdade. Líderes devem fazer o mesmo para aqueles que influenciam. Certifique-se de atender a essas necessidades de forma respeitosa e responsável. Certifique-se de que os seus relacionamentos não se baseiam em controlar a outra pessoa. Em vez disso, trabalhe para gerir as suas diferenças com outras pessoas de forma carinhosa, respeitosa e mutuamente satisfatória.

Aqui, vale adicionar que, as práticas de autoconsciência e de atenção plena, incluindo a atenção energética plena, podem ajudar a promover o domínio pessoal e aprofundar os relacionamentos genuínos.

Finalmente, pode manter e fomentar o bem-estar ao educar a sua família e outros ao seu redor a fazer o mesmo. Pratique os hábitos de conexão com todas as pessoas da sua vida, de acordo com o nível de intimidade: CuidarOuvirApoiarEncorajarEncorajarRespeitarMostrar AfectoConfiarAceitar

Por outro lado, mantenha um ambiente de segurança e confiança ao evitar os hábitos de desconexão: RanzinzaAlienamento, DistanciamentoCulpaPuniçõesReclamaçõesRecompensasCriticasAmeaças

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -