Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Direitos humanos devem constar da agenda da visita de Macron a Marrocos

Visita do Sr. Macron a Marrocos – O Presidente deve afirmar a sua vigilância sobre os direitos humanos

Emmanuel Macron vai efectuar uma visita oficial a Marrocos, 14 e 15 de Junho, onde se encontrará com o rei Mohammed VI. De acordo com a ACAT, é necessário que o presidente francês levante publicamente a questão do julgamento emblemático de Gdeim Izik que agora está a ter lugar ante o Tribunal de recurso de Rabat. Terça-feira, 13 junho, a ACAT apresentou uma moção[1] a um número de relatores especiais das Nações Unidas[2] para denunciar as graves violações sofridas por 24 activistas políticos e de direitos humanos saharauis que estão sujeitos a um julgamento  injusto, caracterizado, em particular pela inclusão de confissões assinadas sob tortura.

De acordo com Hélène Legeay, chefe Maghreb / ​​Oriente Médio ACAT: Esperamos que Emmanuel Macron exerça, em relação a Mohammed VI, a mesma firmeza que teve com Vladimir Putine. O julgamento de Gdeim Izik é exemplo da pouca consideração do Reino pelos direitos humanos em geral e os direitos dos saharauis  em particular. França, como o primeiro parceiro de Marrocos, não pode tolerar isso”

 


[1] O pedido da ACAT aos relatores especiais da ONU Communication conjointe aux Rapporteurs spéciaux sur la torture et les peines ou traitements cruels (PDF)
[2] ACAT apreendidos os Relatores Especiais sobre a tortura, sobre a independência de juízes e advogados, sobre a situação dos defensores dos direitos humanos, a promoção e protecção do direito à liberdade opinião e expressão e o direito de reunião e associação pacíficas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -