Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

O que aprender com os brasileiros sobre poker online

Com o avanço dos recursos tecnológicos nos últimos anos, o poker online expandiu-se em muitos países e actualmente o Brasil é uma referência mundial nesse sector. Além de contar com alguns dos melhores jogadores de poker online de toda a gente, o país sul-americano é a principal potência da modalidade na América Latina.

Portugal, apesar de estar a crescer no sector dos jogos online, não tem a mesma relevância no cenário internacional como o Brasil. Dessa maneira, há um bocado o que aprender com os brasileiros no poker online, tanto em qualidade quanto em organização.

Há dois portugueses a figurar entre os 100 melhores competidores do mundo segundo o site especializado em poker online PocketFives (conteúdo em língua inglesa), sendo eles Luís Faria e Rui Bouquet. No entanto, em comparação ao poker brasileiro, este número torna-se quase inexpressivo, pois o Brasil conta com 22 competidores no top 100 mundial.

Luís Faria (Photo by PokerNews)

Com tanto sucesso no poker online, o Brasil provou nos últimos anos que é uma referência para outros países que querem chegar ao mesmo nível de sucesso em competições de alto nível pela internet.

A trajectória para o Brasil tornar-se uma potência mundial nessa modalidade digital foi longa e uma série de títulos importantes nos últimos anos colocou o país da América do Sul na categoria dos melhores a nível mundial.

Seis brasileiros já conquistaram ao menos um título no World Series ff Poker, também conhecido como Copa do Mundo de Poker e que é disputado desde 1970, na luxuosa Las Vegas. Além dessa marca relevante, no cenário internacional os brasileiros também são conhecidos por terem grandes jogadores que dominam diversas variantes de poker, como Omaha, Omaha Hi/Lo, Hold’em/Omaha e a clássica Texas Hold’em, variação da modalidade mais conhecida no mundo.

Essa versatilidade dos brasileiros em dominar diferentes modalidades nas mesas levou o país sul-americano a ser um dos protagonistas no cenário online do poker. Como grande exemplo de sucesso no Brasil, André Akkari foi um dos primeiros jogadores a ter destaque internacional.

André Akkari (Photo by PokerNews)

Nascido na multicultural São Paulo e com mais de 90 mesas finais em alguns dos maiores torneios online do circuito mundial, Akkari teve grande participação no crescimento do poker no Brasil nos últimos 15 anos e tornou-se num dos melhores competidores do mundo.

«A vida do jogador de poker profissional é muito mais online do que em directo. É a Internet que dá a amostragem para o jogador, você joga 20 telas ao mesmo tempo durante 12 horas por dia. Isso faz com que todas suas decisões que sejam correctas reflictam a médio e largo prazo com resultado positivo», disse Akkari, em entrevista para o site ES Brasil.

Além de Akkari, outro destaque do poker online no Brasil é Brunno Botteon. Líder do ranking brasileiro no PocketFives e oitavo melhor jogador de toda a gente, Botteon está a manter um nível de regularidade muito acima da média de seus rivais compatriotas nos últimos meses.

É importante mencionar que o alto nível técnico dos brasileiros levou o país a conquistar 23 títulos individuais no campeonato do mundo de poker online de 2018. Com o resultado inédito para o poker brasileiro, o Brasil terminou a competição na liderança geral e consolidou-se como uma grande potência na modalidade.

Na edição do campeonato do mundo de poker online de 2019, o Brasil voltou a ter bom desempenho e encerrou a sua participação no evento com o terceiro maior número de conquistas, atrás apenas da Rússia e do Reino Unido.

Além do sucesso individual dos competidores brasileiros em grandes torneios, outro motivo para os excelentes resultados internacionais do país são as muitas equipas qualificadas de poker online. Nos últimos anos, o Brasil tornou-se referência em ensinar poker à distância com vários profissionais renomados envolvidos em grandes projectos para elevar a qualidade técnica da modalidade no país.

Como óptimos exemplos no sector de equipas renomadas no Brasil, Samba Poker Team e Full Poker Team estão entre as principais escolas de poker da América Latina e já formaram dezenas de campeões nos últimos anos.

O caminho rumo ao topo do poker online mundial é um processo longo e Portugal já melhorou consideravelmente na última década. Caso o país aprenda com o que há de melhor com o Brasil e outras potências, exemplos de sucesso como os de Luís Faria e Rui Bouquet deixarão de ser casos isolados no poker português.

 


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -