• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaMúsicaDjango Reinhardt | O Quinteto do Hot Club de Franç...

Django Reinhardt | O Quinteto do Hot Club de França

Em maio de 1931, Django já havia recomeçado a tocar e acompanhava à guitarra o acordeonista Louis Vola.

  • 5 Maio, 2019
  • José Alberto Pereira
  • Posted in Música
  • 6

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

No verão desse ano, a orquestra de Vola, incluindo Django, apresentou-se com bastante sucesso no Palm Beach, em Cannes. Entre os músicos que Django ouvia nessa altura, estavam Eddie Lang, Joe Venuti, Louis Armstrong e Duke Ellington, todos expoentes do jazz da época, sendo o primeiro um guitarrista. Apesar de não tocar apenas jazz, pois também tocava música russa e temas de dança, Django começou a ser conhecido pelo seu talento a tocar temas de jazz e a improvisar.

Este reconhecimento fez com que frequentasse de forma crescente os círculos sociais onde pontuavam artistas, escritores, músicos e poetas. Apesar do interesse que manifestava, o seu comportamento nunca se chegou a adequar integralmente a este novo modo de vida, nomeadamente no que respeitava ao tradicional nomadismo da sua cultura.

O gosto de Django pelo jazz foi o denominador comum no encontro com Stephane Grappelli, em 1933. O violinista, de formação clássica, havia regressado de uma tournée na Argentina e trabalhava tocando regularmente em cabarés parisienses ou fazendo o fundo musical de filmes mudos. De início, a colaboração entre Django e Grappelli foi esporádica, limitando-se a algumas jamsessions ou sessões de estúdio com big bands.

Por volta do final de 1933 e início de 1934, Django acompanhava a orquestra do cantor Jean Sablon e a do pianista André Eykan, que atuava no clube parisiense Le Perroquet. Uma gravação datada de 16 de janeiro de 1934 marcou a primeira parceria musical efetiva e gravada entre Django e Grappeli. O guitarrista participava também nos grupos de Germaine Sablon e Michel Warlop, tocando pontualmente com Grappeli, que tocava principalmente piano.

Em outubro de 1932, Pierre Nourry e Charles Delaunay, fundaram o Hot Club de França e, em 1934, convidaram Django para tocar com eles. O grupo fez uma audição na editora Odéon, que o rejeitou sob a alegação de ser “muito moderno”. Uma gravação não lançada por esta editora apresentava a formação do grupo com Stéphane Grappelli no violino, Django na guitarra solo, seu irmão Joseph Reinhardt e Roger Chaput nas guitarras rítmicas, Louis Vola no contrabaixo e Bert Marshall no violoncelo. Mesmo sem contrato discográfico, o grupo tocou na École Normale de Musique de Paris “Alfred Cortot” em dezembro de 1934, o que marcou o início do Quinteto do Hot Club de França. Apesar de algumas críticas racistas, dizendo que Django era um palhaço com um bandolim e que soava muito cigano, o concerto agradou e uma nova data foi marcada para fevereiro do ano seguinte.

A formação mais famosa do Quinteto do Hot Club de França contava com Roger Chaput, Joseph e Django Reinhardt nas guitarras (os dois primeiros nas guitarras rítmicas e Django na guitarra solo), Stephane Grappelli no violino e Louis Vola no contrabaixo. Ainda em 1934, no final de dezembro, o quinteto gravou quatro canções com o selo Ultraphone: “Dinah”, “Tiger Rag”, “Oh Lady be Good” e “I Saw Stars”. Em janeiro de 1935, a revista Jazz-Tango escrevia que “Django Reinhardt é comparável aos melhores instrumentalistas americanos”. Django continuou a tocar e gravar com Jean Sablon, Guy Paquinet e Michel Warlop. Em março de 1935, quando Coleman Hawkins tocou com Warlop, Django fazia parte da formação.

Em março de 1935, o quinteto gravou um novo disco, que incluía as canções “Confessin'”, “Lily Belle May June”, “Sweet Sue, Just You” e “The Continental”. Nos meses seguintes foram lançados mais discos, todos gravados na Ultraphone, e uma das canções tornou-se o primeiro êxito do grupo, “Djangology”. No intervalo das gravações do quinteto, Django gravava com outros artistas, como Nane Cholet e Alix Combelle. No seguimento destes discos e do seu sucesso, outras editoras, como a Decca, Gramophone, Swing e HMV também lançaram álbuns de 78 rotações do Quinteto Hot Club de França.

 

Vídeos

 

 

Aconselhamos também

Django Reinhardt

 

Django Reinhardt | Antes e depois da morte

Depois de regressar a França, Django foi gradualmente regressando ao seu modo de vida cigano, sentindo cada vez maiores dificuldades em se adaptar à vida do seu tempo. Ver mais

  • 19 Maio, 2019
  • José Alberto Pereira

Django Reinhardt | Um quinteto em tempo de guerra

O ano de 1936 começou com novas colaborações de Django, com Jean Sablon e Jean Tranchant. Em abril, o quinteto gravou novamente, o que se repetiria em outubro. Entre os temas gravados estavam “In the Still of the Night “, “Georgia on my Mind” e “... Ver mais

  • 12 Maio, 2019
  • José Alberto Pereira

Django Reinhardt | De caravana até Paris

Jean “Django” Reinhardt foi um guitarrista de jazz francês nascido na Bélgica, de etnia romani. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, influenciou vários músicos e inovou ao ajudar a criar o estilo de jazz manouche, ou gyps... Ver mais

  • 28 Abril, 2019
  • José Alberto Pereira

 

Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

José Alberto Pereira
José Alberto Pereira

Professor Universitário, Formador Consultor e Mestre em Gestão

Related Posts

comments
DestaqueMúsica

Sempre se pode sonhar com a vida que nenhum dinheiro pode comprar

Ver mais

comments
Música

Os livros e as músicas para saber que o Brasil vai muito além de Rio e São Paulo

Ver mais

comments
Música

Seis canções para sonhar e construir um mundo diferente e melhor

Ver mais

comments
Música

Gilberto Gil canta: “Chiquinho Azevedo”

Ver mais

Tags

  • Django Reinhardt
  • Duke Ellington
  • Hot Club
  • Jazz
  • Louis Armstrong

Do not miss

comments
DestaqueMúsica

Sempre se pode sonhar com a vida que nenhum dinheiro pode comprar

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

Nota pública da AJD: Um país ao desamparo; até qua...

Ver mais

  • 25 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesSociedade

João Ferreira na Marinha Grande

Ver mais

  • 18 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in AgendaBreves

Festival exibe filmes franceses online totalmente ...

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesCinema

Manaus… sem oxigênio

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message