Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Duques de Urbino, Piero Della Francesca

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Duques de Urbino”, de Piero Della Francesca. Actualmente Piero della Francesca é especialmente apreciado pela sua arte, sendo a sua pintura caracterizada por um humanismo sereno, e o seu uso de formas geométricas e perspectiva.

Venerado pintor do “Quattrocento”, marca uma posição criativa, onde a ordem geométrica é um desafio que intensifica e a clareza de opções, um processo que nunca abandonará. Na contramão total do génio superior, sensual e intelectual de Botticelli.

Federico de Montefeltro é considerado o modelo de príncipe do Renascimento. Culto, grande mecenas das Artes, carácter íntegro e bom guerreiro profissional. Procurou sempre a companhia dos poetas e dos pintores.

Batista Sforza, sua mulher, oriunda de poderosa família milanesa, era inteligente e governou algumas vezes o próspero Estado, na ausência do duque.

Pintura de influência flamenga, presume-se que pelo conhecimento de Piero da figura do artista Rogier van der Weyden. Notável o tratamento sumptuoso do vestido da duquesa, de brocado com fios de ouro, reproduzindo pinhas, cardos e romãs estilizadas, atribuições simbólicas de imortalidade na fertilidade. Grande delicadeza no tratamento da paisagem, recriando a cidade de Borgo San Sepolcro, terra onde nascera Federico. Consegue estabelecer uma noção de profundidade através do tratamento da luz e do contraste etéreo daquela natureza, mais as cores quentes com que iniciamos a visualização do quadro.

Informação adicional

Artista: Piero Della Francesca
Dimensões: 47 cm × 66 cm
Local: Uffizi Gallery, Florença
Material: Têmpera
Criação: 1467–1472
Períodos: Renascimento, Renascença italiana, Primeira Renascença
Género: Retrato

Piero Della Francesca 1415-1492

Nasceu em Borgo Santo Sepolcro, região da Toscania, filho do riquísimo comerciante de tecidos Benedetto de’ Franceschi, com o nome de Pietro Franceschi – pertencia, portanto, a uma das mais distintas famílias aristocráticas da história da Toscania e da Itália.

Foi um pintor italiano do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Tal qual os grandes mestres de seu tempo, Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, sobremaneira, a perspectiva e a criação do volume. No século XV, Piero Della Francesca, desenvolve uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração.

 

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -