Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Eleições dão a maior fragmentação da Espanha Política

PSOE ganha, aumenta votos e deputados mas fica aquém da maioria. A ERC catalã é a grande revelação ganhadora destas eleições.

Unidas Podemos “derrete” quase metade. Ciudadanos cresce um pouco mas ‘morre na praia’. Partido Popular e Vox longe de atingir objectivos. Soma de Ciudadanos, PP e Vox não dá maioria. Nacionalistas bascos e catalães sobem votos e deputados.

Recuperação (insuficiente) do PSOE. ‘Podemos’ a derreter como neve ao sol. A soma das esquerdas insuficiente para formar governo. A ‘triade’ da direita claramente derrotada. Os nacionalistas bascos e catalães a ganhar eleitorado e deputados, com destaque para a Esquerra Republicana de Catalunha que passa o milhão de votos e envia 15 deputados para Madrid e torna-se (se quiser…) um actor-chave da Espanha política, tanto na Catalunha como no Estado Espanhol.

El Pais, as capas do dia das eleições e do ‘day after’

A ERC tem os deputados que faltam às esquerdas para aprovar no Parlamento um governo de Pedro Sanchez… 

A ERC Ganha na Catalunha… E Já Celebra!


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -