Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Julho 7, 2022

Eleições Municipais no próximo Domingo

brasil-eleicoes-2016

 

“Urna não é lugar para depositar ódio, é lugar para depositar sonhos”

Com esta frase o ex-presidente Lula apelou ao voto em Fernando Haddad (PT), actual prefeito e candidato à reeleição na capital de São Paulo.

No próximo Domingo, dia 2 de Outubro,  144.088.912 eleitores vão escolher, através do voto e dentro de seus próprios municípios, os seus representantes: um prefeito e um vice-prefeito (ou seja, um presidente e um vice-presidente) , assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

De registar o número de eleitores 4% superior ao das últimas eleições municipais, em 2012, e 1,1% maior que o eleitorado em 2014, quando o Brasil votou nas eleições presidenciais.

A segunda volta realiza-se apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos válidos mais um. Os dois candidatos mais votados na primeira volta disputam a segunda volta entre si.

Este ano aumentou, também, o número de cidades que poderão ter segunda volta. Serão 92 face a 83 em 2012.

Em simultâneo, cresceu também a utilização da biometria, sistema pelo qual o eleitor é identificado pela impressão digital no momento de votar. O sistema será usado em 27,66% dos municípios (1.540 cidades).

A segunda volta realiza-se no dia 30 de Outubro de 2016.

No Brasil, o voto só é obrigatório a partir dos 18 anos, mas aos 16 os jovens já podem participar nas eleições se quiserem.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

VER…

Boa pergunta

Além Tejo (1)

- Publicidade -