Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Eleições na Catalunha: Independentistas com maioria absoluta

Se realizadas hoje, a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) ganharia as eleições de 21D com 37-38 lugares, enquanto “Junts por Catalunha” (JxCAT) e PSC, ambos em ascensão, obteriam com Ciudadanos (Cs) um empate triplo na segunda posição (24-25), de acordo com uma pesquisa de “El Periódico”, o que indica que os independentistas manteriam a maioria absoluta.A pesquisa do Gabinet de Estudos Sociais e Opinião Pública (GESOP), publicada em El Periódico, um mês antes das eleições e logo após a apresentação de todas as candidaturas, coloca o ERC como a primeira força, como tem sido habitual nas últimas pesquisas.

Em sentido contrário, aponta para uma recuperação do PDeCAT após meses de declínio nas pesquisas, já que a candidatura de Junts per Catalunya (JxCAT) liderada pelo presidente catalão cessante, Carles Puigdemont, poderia obter uma segunda posição altamente contestada.

A pesquisa dá 24-25 deputados ao JxCAT, o mesmo que Ciudadanos (que obteve 25 em 2015) e um PSC em ascensão, o que pela primeira vez em muito tempo tem possibilidade de ser a segunda força depois de uma legislatura com 16 representantes. Com uma descida da CUP, que passaria de 10 a 7-8 deputados, as três forças pró-independência somariam entre 68 e 71 deputados, menos do que na última legislatura (72), mas o suficiente para manter a maioria absoluta (68). Catalunya En Comú obteria entre 9 e 10 deputados, abaixo dos 11 da Catalunha, Sí Que Es POT em 2015, enquanto o PPC também desceria dos 11 da legislatura anterior para 6-7.

Fonte: La Vanguardia

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -