Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Outubro 27, 2021

Entenda tudo sobre o Catch All

Que os e-mails são um dos recursos mais vantajosos da internet não restam dúvidas. Para as empresas, por exemplo, a comunicação via e-mail é ainda bastante eficiente.

No Marketing Digital os e-mails também são importantes como estratégia de aproximação com o público, divulgação e criação de leads.

Até mesmo para pequenas empresas os e-mails exercem função importante. Imagine um empreendedor que possui uma consultoria. O e-mail é apenas um dos recursos para ele se comunicar com clientes e fornecedores.

O mesmo vale também para empresas que querem manter com clientes específicos uma comunicação mais pessoal e personalizada. Sendo assim, por e-mail é possível enviar mensagens de aniversário, natal, enfim, mais uma série de felicitações.

Pesquisas estimam que atualmente mais de 200 bilhões de e-mails são enviados e recebidos todos os dias em todo o planeta. O tráfego é realmente muito intenso.

Diante de tanto volume de mensagens, nem todos os e-mails são devidamente recebidos. Alguns dos motivos para isso implicam em caixa de entrada lotada e ação de filtros antispam.

Felizmente, hoje em dia é possível contar com recursos que podem sanar de vez esse problema do não recebimento de e-mails. Um desses recursos é o Catch-All.

A utilização do Catch-All

O Catch-All corresponde a um recurso disponível em quase todos os serviços de hospedagem de site e e-mail. Por meio dele é possível enviar para uma determinada conta de e-mail todas as mensagens transmitidas para endereços de e-mails do domínio.

O termo “Catch-All” em português literalmente significa “Pega-Tudo”, deixando de forma bem clara que o serviço tem essa função de não deixar escapar nenhuma mensagem.

Para melhor compreensão do recurso, digamos que uma pessoa envia um e-mail para você. Porém, ao digitar o endereço de e-mail, essa pessoa esquece uma letra.

Normalmente essa pessoa receberá uma mensagem de retorno explicando que o e-mail digitado é inexistente. Contudo, se você possuir o Catch-All acionado, a mensagem será direcionada a um endereço de e-mail padrão.

Esse endereço de e-mail padrão é definido pelo administrador no instante em que ele ativa o recurso.

Imagine, por exemplo, um funcionário que não atua mais em uma empresa e, devido a isso, a conta dele é desativada. Graças ao Catch-All, os e-mails enviados para essa conta não serão perdidos.

Para você ativar o recurso do Catch-All é necessário acessar o painel de controle da sua hospedagem. Outra alternativa é ativá-lo por meio do serviço de e-mail profissional.

Vale salientar que em determinadas situações, o Catch-All é conhecido como o “Endereço de E-mail Padrão”, como é o que ocorre em hospedagem de sites que usam o cPanel.

Algumas desvantagens do Catch-All

Apesar dos seus evidentes benefícios, o Catch-All é um serviço que também apresenta uma desvantagem: ele é uma porta de entrada para spams.

Por literalmente contar com a função de “pegar tudo”, o Catch-All também atrai esses indesejáveis visitantes para o seu e-mail. Algumas desvantagens disso são:

Caixas de e-mails lotadas

A enorme quantidade de e-mails captados pelo Catch-All poderá aos poucos abarrotar a sua caixa de e-mails. Isso vai prejudicar o espaço disponível de e-mail para a sua empresa.

O excesso de e-mails na caixa pode deixar o serviço fora do ar e, inclusive, possibilitar que a conta do usuário seja banida.

Proteção baixa para a sua empresa

O recebimento de algumas mensagens não solicitadas permite a entrada de vírus malware, o que pode gerar vários problemas para o seu negócio.

O uso dos endereços alternativos

Ao perceber que o Catch-All apresenta algumas desvantagens como as citadas acima, uma das opções para não perder mensagens importantes é a utilização endereços alternativos.

O endereço alternativo, que também recebe o nome de “alias”, possibilita que o usuário informe um e-mail qualquer e ainda assim receba outros endereços em sua conta.

A vantagem do endereço alternativo é que ele não ocupa espaço de armazenamento em seu serviço de e-mail, pois ele não é um e-mail de verdade, mas apenas uma maneira de promover um redirecionamento de mensagem.

Vale destacar também que é possível criar uma quantidade satisfatórias de endereços alternativos, o que facilita muito a questão do recebimento correto de e-mails.

Por exemplo, no caso de e-mails com nomes próprios, há a possibilidade de criar endereços com erros de digitação propositais, com algumas letras faltando ou alguma outra possibilidade.

Dessa maneira dá para contar com uma interessante opção para receber mensagens, diferente do “Catch-All.

Conclusão

Os e-mails ainda são elementos importantes no dia a dia da internet. No âmbito dos negócios vários tipos de mensagens podem ser enviadas, seja para funcionários de uma empresa ou para clientes.

O Catch-All é uma ferramenta interessante quando o assunto é envio e recebimento de e-mails, porém ele traz também algumas desvantagens.

Portanto, além do Catch-All, experimente também o “Alias”, como é chamado o endereço alternativo.

Por Joel Gomes  |  weblink

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -