• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaCinemaEntrevista Sérgio Tréfaut

Entrevista Sérgio Tréfaut

  • 4 Maio, 2016
  • Paulo Portugal
  • Posted in CinemaCultura
  • 0

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

trefaut_3

 

O realizador que era jurado no festival Spirit of Fire, em Khanty Mansiysk, na Sibéria (Federação Russa), falou-nos dos seus novos projectos: um deles é I Hate Trains (na altura, o título provisório do que viria a ser Treblinka), que acabara de filmar com Isabel Ruth a bordo de uma viagem de comboio no Expresso Transiberiano, na altura, com contornos diferentes.

No entanto, uma viagem que propiciou ainda material diverso que poderá originar um projecto diferente; também na calha está a adaptação de Seara de Vento, adaptação do livro de Manuel da Fonseca, com Isabel no papel de “uma espécie de Mãe Dalton”. E ainda um documentário “comovente” sobre o cante alentejano (que seria, naturalmente, Alentejo, Alentejo).

É o seu segundo ano consecutivo no festival Spirit of Fire. O ano passado esteve cá com Viagem a Portugal, que viria a ganhar o primeiro prémio da competição oficial. Regressa agora no papel de jurado. Que comparação poderá fazer entre estas duas experiências?

É um prazer ver primeiras e segundas obras e verificar que os programadores fizeram essencialmente uma selecção de filmes de autor. Por acaso não tinha visto ainda nenhum deles. É um privilégio estar a ver estes filmes aqui.

Depois de ter sido avaliado, não é estranho estar agora no papel de juíz?

Não, até porque dirigi festivais durante alguns anos (DocLisboa). E confesso que de alguma maneira sempre me surpreenderam as decisões dos júris (risos). Quando ganhei aqui, apesar de ter ganho prémios em outros lugares, surpreendeu-me ainda mais, porque estava em competição a Câmara de Ouro de Cannes (Las Acacias) e outros filmes premiados em outros festivais.

No caso deste ano, foi difícil a vossa decisão?

Não, nem por isso. Foi até unânime em relação aos três melhores (Lore, Everybody in Our Family e My Own Honour Bright). Tratou-se apenas de decidir em que posição ficariam.

Qual a sua atracção por esta região? Visto que este lugar não é um território novo…

Não, não é. Primeiro, o Viagem a Portugal, numa primeira versão, tinha três partes, e a história da personagem (da Maria de Medeiros) tinha sido rodada na Ucrânia. Depois, tinha passado um mês em São Petersburgo, para aprender a língua.

Curiosamente, é também na Rússia que nasce o seu novo projecto… (que viria a ser Treblinka) 

Sim, é um filme sobre a Marceline Loriden-Ivens, a viúva do documentarista Joris Ivens. É uma personagem muito especial e difícil. Quando li o livro dela fiquei absolutamente fascinado. Uma mulher incrível, com o seu 1,45m, o cabelo ruivo incendiário, sobrevivente de Auschwitz-Birkenau. Pode ser uma figura minúscula, mas é também muito forte e capaz de inflamar uma assembleia quando fala.

Trata-se de um documentário ou ficção?

É uma ficção com elementos de documentário, em que a personagem principal é a Marceline (Isabel Ruth), que apanha o Transiberiano para ir para Pequim, porque o médico a desaconselha a voltar a apanhar aviões. É aí que irá encontrar o Joris Ivens, ou a sua imagem, o seu fantasma.

Um fantasma?

Sim. A coisa mais bela que descobri no livro da Marceline são os fantasmas. Ou seja, o diálogo de uma pessoa solitária com o pai que morreu em Auschwitz. Existe o fantasma do marido, do irmão… Aliás, o que eu lhe disse foi que queria fazer um filme sobre os fantasmas. E achei que a ideia do Transiberiano e de tentar reencontrar a imagem do marido em Pequim era uma maravilhosa forma de construir essa viagem ao passado.


Como foi a viagem pelo Transiberiano?

Fui eu, a Isabel (Ruth), bem como o João Ribeiro, o director de fotografia e a Catarina, a intérprete. Apanhámos o Transiberiano, durante três dias. O que posso dizer é que existe muito material deslumbrante filmado nestes três dias de Transiberiano, mais um dia em Irkutsk e outro no lago Baical que poderá vir a ser um filme.

O filme já tem um título?

Pode ser algo como I Hate Trains ou em francês Je Deteste Trains (Detesto Comboios)… (risos)

Será assim mesmo?

Porque não?! Tem a ver com a versão de uma pessoa que foi deportada e que odeia comboios. Mas não sei ainda o que vai ser o produto final. Tudo pode acontecer (risos)… Depois de ter feito uma ficção em dez dias (Viagem a Portugal) achei que poderia fazer um em seis dias… (risos)

E o que podemos esperar da Isabel Ruth?

Ela faz uma evocação da Marceline. E acompanha a estrutura do filme baseado em cartas, vídeo-cartas – são os fantasmas.

Treblinka

Isabel Ruth em Treblinka

Pelos vistos, não se cansa de trabalhar com a Isabel…

Ela é a nossa diva. Tenho uma veneração pela Isabel Ruth.

Escrevi os diálogos do Viagem a Portugal para ela.

Estou a escrever uma adaptação do Seara de Vento, do Manuel da Fonseca, em que uma das personagens, uma espécie de Mãe Dalton é para ela. Eu acho-a um monstro. Arrepiante.

 

Outro projecto? Para quando será então o Seara de Vento?

Estou a acabar o guião para entrar no ICA. Tenho já uma versão impressa. Mas é um dos melhores romances portugueses do século XX. É um western. Sobre a fome, sobre uma forma de miséria no Alentejo, o orgulho, o silêncio. E sobre uma coisa que é muito importante: uma consciencialização política importante.

Tanto quanto sei, trabalha ainda em outros projectos…

Sim, estou a trabalhar do projecto de cante alentejano, que gosto muito, muito, e que me faz chorar imenso.

Porquê?

É um filme muito próximo do Lisboetas, pois é um retrato de uma região e da força telúrica das pessoas, da sua alma. Toca-me muito a força do cante alentejano.

Pelo que temos estado a falar, este filme rodado na Rússia não será dos mais caros em termos de orçamento…

Não, não custou nada… (risos)

(Entrevista publicada a 3/3/2013 no jornal Correio da Manhã, agora editada)

Nota da Edição: Leia também Novo filme de Sérgio Tréfaut rodado no Alentejo

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

Avatar
Paulo Portugal

Related Posts

comments
Cinema

“Histórias Cruzadas” retrata uma doença social que deixou sequelas

Ver mais

comments
Artes

A Trindade, Masaccio

Ver mais

comments
Música

Sob pressão a MPB resgata a necessidade de respirar e superar a ausência de quem se foi

Ver mais

comments
Agenda CulturalBreves

Festival virtual reúne música instrumental feita nas periferias

Ver mais

Tags

  • Alentejo
  • Isabel Ruth
  • Marceline
  • Seara de Vento
  • Sérgio Tréfaut
  • Treblinka

Do not miss

comments
Cinema

“Histórias Cruzadas” retrata uma doença social que deixou sequelas

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

Festival virtual reúne música instrumental feita n...

Ver mais

  • 11 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in Agenda CulturalBreves

Ovo de Páscoa

Ver mais

  • 11 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

China: O Dragão de Mil Cabeças

Ver mais

  • 10 Abril, 2021
  • IntelNomics
  • Posted in BrevesInternacional

Look do dia…

Ver mais

  • 4 Abril, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message