Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Equipa com diabetes prepara Europeu de Futsal

Durante os 3 dias de estágio, que termina hoje, 12 de Junho no Pavilhão Gimnodesportivo de Mértola, a equipa, composta por elementos do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), fez a preparação para o campeonato com uma série de treinos e a participação num torneio quadrangular, competindo com várias equipas da região alentejana.

Vitor Perry Sengo e Carlos Reis são os treinadores da DiabPT United e têm acompanhado a preparação da equipa ao longo dos últimos meses.

Alexandra Costa, Coordenadora do NJA comenta que “com a participação no DiaEuro, para além de estarmos a proporcionar um momento de competição saudável, estamos a fomentar a prática da actividade física, em especial para as pessoas com diabetes, e a desmistificar o desporto na diabetes.”

Carlos Neves, vice-presidente da AJDP, acrescenta “estarmos presentes mais um ano neste campeonato internacional vem reforçar na mensagem que queremos transmitir de que a diabetes não limita a vida das pessoas. A possibilidade de participarmos nesta competição além-fronteiras é mais um marco para a equipa e estamos com grandes expectativas para o resultado deste ano.”

futsal-diabetes

A diabetes
A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis e sedentarismo, entre outros factores. Estima-se que em Portugal  13,1% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2014, 3.365 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2014 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.
[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2014 do Observatório Nacional da Diabetes
 
Sobre a APDP
Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil pessoas com diabetes inscritas, desenvolve a sua actividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos activos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. O Núcleo Jovem da APDP (NJA) foi criado em 2012 e visa fomentar o espírito de entreajuda e promover a intervenção dos jovens na sua qualidade de vida.
 
Sobre a AJDP
A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -