Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Espaço do cidadão abre em Março em São Paulo

José Luís Carneiro confirmou também que, ainda este ano, vão abrir os espaços do cidadão de Londres e Bruxelas.

Março é o mês previsto para a abertura do Espaço do Cidadão de São Paulo, no Brasil. A revelação foi feita por José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades.

José Luís Carneiro confirmou também que, ainda este ano, vão abrir os espaços do cidadão de Londres e Bruxelas.

O responsável pelas comunidades portuguesas adiantou que o Espaço do Cidadão de Paris fez 400 atendimentos, desde que abriu em Junho. Noventa por cento destes atendimentos estiveram relacionados com a obtenção do certificado de registo criminal.

O Espaço do Cidadão em Paris oferece 60 serviços, é um projecto piloto que serve uma comunidade estimada de 1,2 milhões de portugueses e luso descendentes, num consulado com 900 mil inscritos.

José Luís Carneiro afirmou que a abertura do espaço do cidadão em Londres não está directamente relacionada com a situação resultante do Brexit mas admite que pode ser igualmente útil.

No que respeita a comunidade portuguesa no Reino Unido e ao impacto do Brexit, o Secretário de Estado realçou que neste momento o que os portugueses querem é obter informação para preencher o formulário de estatuto de residente. De resto José Luís Carneiro assegurou que Portugal, na negociação com o Reino Unido, no âmbito da União Europeia o que pretende é garantir que os direitos daqueles que legalmente trabalham no Reino Unido são assegurados sem que haja efeitos retroactivos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

Governo Sombra?

- Publicidade -