Um acidente de autocarro matou, este domingo, treze estudantes universitários, ferindo outras dezenas, na localidade de Freginals, em Tarragona, costa noroeste de Espanha.
O El Mundo avança que todas as vítimas mortais são jovens mulheres e que o acidente ocorreu cerca das seis horas da manhã. O autocarro terá iniciado um desvio para a direita, e ter-se-á descontrolado, embatendo no separador central, galgando-o e indo chocar de frente com um veículo ligeiro que circulava no sentido contrário. Os 2 ocupantes do veículo ligeiro ficaram feridos sem gravidade.
Não há registo de portugueses que viajassem naquele autocarro, ao serviço da associação European Students Network, que congrega várias universidades catalãs.
Entre as vítimas e feridos, estão estudantes de países da União Europeia e de outras nacionalidades, e a maioria frequentava a Universidade de Barcelona. Os jovens tinham-se deslocado a Valência para participar na festa “Nit de La Cremà”, e viajavam de regresso em cinco autocarros.
O veículo acidentado era o último da fila; viajavam nele 56 estudantes, de vinte nacionalidades diferentes. De assinalar 13 vítimas mortais e 34 outras que estão hospitalizadas em estado grave ou ligeiro; três dos feridos encontram-se em estado crítico.
As autoridades espanholas relataram ao El Mundo que o local do acidente é conhecido por ser “um ponto negro”.
As autoridades de trânsito apontam falha humana como causa do acidente. O condutor, que saiu ileso, deu negativo nos testes de despiste de álcool e drogas; ao serviço da empresa dos autocarros há 17 anos, o seu historial era isento de acidentes até agora.
O autocarro, revela o jornal espanhol, estava em perfeitas condições técnicas. A Casa Real espanhola, o primeiro-ministro Mariano Rajoy e o presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, expressaram condolências às famílias das vítimas. O responsável catalão decretou dois dias de luto naquela região autónoma espanhola em memória das vítimas do acidente, considerado já pelas autoridades como um dos mais graves dos últimos 16 anos.
O mais grave foi no ano de 2000: um choque entre um veículo de transporte de gado e um autocarro que levava estudantes catalães, na localidade de Golmayo, em Soria (noroeste de Madrid), matou 28 pessoas e feriu outras 13.
[…] crítico o condutor do autocarro que se despistou no passado Domingo em Tarragona, Espanha, num acidente do qual resultaram 13 mortos e dezenas de feridos. O condutor do veículo deu entrada nos Cuidados Intensivos do Hospital Verge de La Cinta de […]