Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021

Estratégias simples para um trabalho mais rentável

Dispersar e distrair face às tarefas do nosso quotidiano laboral é bastante comum e, agora, com muitas pessoas em teletrabalho, esta realidade parece ter-se intensificado ainda mais. Conheça algumas estratégias simples mas que podem ajudar muito na rentabilização do nosso trabalho quotidiano.

O século XXI, pelas próprias caraterísticas tecnológicas que comporta, já era um grande promotor dos trabalhos por conta própria e a partir de casa. Ainda assim, no começo deste ano, as circunstâncias causadas pela pandemia do Covid-19 fizeram com que esta realidade se estendesse a um número ainda maior de pessoas, levando muitas empresas a fechar portas e muitas pessoas a serem remetidas para o trabalho remoto.

Embora a dispersão no trabalho não seja exclusiva de quem trabalha a partir do seu domicílio, a verdade é que, nestas circunstâncias, se torna mais simples e comum a dificuldade de concentração e, por isso, principalmente quando o ambiente se torna menos favorável para um trabalho rentável, é importante conhecer algumas estratégias que possam contribuir para melhorar a jornada de trabalho, tornando-a mais produtiva e menos penosa para quem a realiza.

Existem várias formas distintas de garantir uma atividade profissional em casa, mais simples e eficaz. Na verdade, o recurso a pequenos aliados e estratégias pode fazer toda a diferença nos resultados efetivos que obtemos com o nosso trabalho, ajudando a rentabilizar o tempo e também a poupar algum esforço e energia, para que tudo corra da melhor forma.

Leia, neste artigo, algumas estratégias simples para um trabalho mais rentável e menos penoso.

1. Procure aliados digitais

A maioria dos trabalhos realizados a partir de casa estão relacionados com o mundo digital, sendo muito comum que se façam com recurso às ferramentas tecnológicas e, principalmente, no computador.

Assim, o primeiro passo para garantir uma jornada de trabalho eficaz pode passar por adaptar estas ferramentas de trabalho às suas necessidades, procurando os melhores aliados digitais para o seu setor.

Encontrará, consoante o âmbito de trabalho, várias aplicações e programas que podem ser úteis. Por vezes, será tão simples quanto personalizar Chrome com extensões adaptadas a si e ao seu negócio.

2. Organize o seu ambiente de trabalho

Nada será mais complexo do que conseguir manter-se focado no trabalho e produtivo por entre um ambiente de trabalho pouco funcional, desarrumado ou sujo.

Assim, uma das melhores estratégias para garantir que a produtividade no trabalho corresponde às suas expetativas será a definição de um espaço de trabalho na sua casa e a sua organização, de forma a evitar distrações desnecessárias.

3. Crie um horário de trabalho específico

Quando trabalham em casa, as pessoas deixam, muitas vezes, que seja a sua vontade a determinar a jornada laboral e, embora isto possa parecer um sonho para muitas pessoas, a verdade é que, no momento efetivo de trabalhar, não é muito produtivo.

O ideal será que defina, consoante as suas preferências, um horário de trabalho diário e que o cumpra, já que isto ajudará a garantir que não protela as suas tarefas nem as arrasta por tempo indeterminado.

A definição de horários de trabalho é também uma boa forma de garantir um equilíbrio entre a sua vida pessoal e a sua vida profissional.

4. A luz importa muito

Vários estudos têm relacionado a luz com a produtividade, ligando as dinâmicas do cérebro humano a uma maior produtividade durante as horas de luz natural.

Se não conseguir ter o seu espaço de trabalho num local onde receba a luz da rua, o que poderá acontecer em divisões interiores da casa, procure recriar este tipo de luminosidade, preferindo uma iluminação de luz fria.

A luz branca e azul está associada às tarefas e ao foco; sendo que luzes mais quentes são recomendadas para outro tipo de ambiente, onde deseje obter uma maior sensação de conforto e bem-estar, já que estas promovem o relaxamento e a tranquilidade.

5. Faça listas de tarefas

Outra forma de evitar a dispersão e as distrações durante o tempo em que estiver a trabalhar em casa é ter todas as tarefas muito bem definidas e estipuladas.

A recomendação é para que, no final de cada dia de trabalho, crie uma lista de tarefas para o trabalho do dia seguinte. Assim, quando se sentar à secretária para trabalhar, já não precisará de pensar sobre a melhor forma de gerir as suas tarefas, tendo uma lista que define o que tem para fazer e a ordem pela qual deve fazê-lo.

A criação deste tipo de lista não só cria um propósito para o seu dia, facilitando a sua organização e concretização, como permite que tenha uma maior sensação de tranquilidade no final da jornada de trabalho, por saber exatamente quais os pontos que cumpriu e quais os que ficam para fazer no dia seguinte. Assim, permite um trabalho mais fluído, organizado e sereno.


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -