Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Europa: Como um Ministro É Barrado… O Caso Savona

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

«Il piano tedesco è quello dei nazisti». Constatação do Prof. Paolo Savona, em livro de 2012, mas (ressus)citado no Il Tempo de 27 Maio 2018. Tanto chegou para o presidente da república de Itália barrar o seu nome na lista dos ministros…


‘Il piano tedesco è quello dei nazisti’, Paolo Savona, em 2012, citado no Il Tempo de 27 Maio 2018

As acusações foram de variada ordem: “populista”, “maçon”, “amigo do grão-mestre da Maçonaria”, “velho”, etc., tudo escarrapachado nas primeiras páginas dos jornais amigos do presidente Mattarella e de Merkel. E, prontamente, estava explicada a sábia decisão de barrar o caminho a Savona para o ministério da Economia. Tudo isso era, porém, apenas uma chuva de “desculpas de mau pagador”…

Paolo Savona é um respeitado professor, senhor de um riquíssimo currículo, com vasta obra publicada, homem sério e patriota que entende defender os interesses económicos de Itália (a que ele considera ter faltado muito para serem bem defendidos…).

Savona – Geopolitica economica. Globalizzazione, Sviluppo e Cooperazione, by Paolo Savona

Em 2012, Savona tinha publicado um livro de memórias políticas, com o título “Come un incubo e come un sogno: memorialia di mezzo secolo”, em que criticava a germanização das economias da Europa e lamentava as falhas na defesa dos interesses económicos italianos…

“Come un incubo e come un sogno, memorialia e moralia di mezzo secolo”, de Paolo Savona

Quando os vencedores das últimas eleições italianas colocaram o seu nome, como ministro da Economia, na lista a apresentar ao presidente da República, um jornalista com memória pegou no livro e retomou a crítica de Savona chamando para título a afirmação do professor de economia de que os planos económicos de Merkel eram os mesmos da Alemanha nazi (e explicando porquê…).

Tanto bastou para que começassem a tocar os telefones de crise e chegasse de Berlim o recado “Savona, não!”. Como bom ‘gauleiter’, Mattarella apressou-se a riscar o nome de Savona, abrindo uma crise política em que acabou derrotado em toda a linha.

“La rivoluzione democratica di Heine e la Costituzione per la pace perpetua di Kant. Una seconda lettera agli amici tedeschi”, di Paolo Savona

Com um apurado sentido de humor, o primeiro-ministro Conte, que tinha sido proibido de nomear Savona para a Economia, voltou a incluí-lo na lista do governo como ministro dos… Assuntos Europeus!

Savona, ministro per gli Affari Europei

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -