Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Presidente de S. Tomé em visita oficial a Portugal

Evaristo Carvalho, Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe está em Portugal, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa. 

Nesta visita oficial está previsto o Presidente de São Tomé ser recebido no Palácio de Belém e na Assembleia da República. Para o dia de hoje está agendado que a visita de Estado se inicie em Belém, onde Evaristo Carvalho será recebido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Durante a manhã seguirá para a Assembleia da República, onde será recebido Presidente da Assembleia, Eduardo Ferro Rodrigues.

Com esta visita a Portugal, Evaristo Carvalho pretende recolocar na agenda política a cooperação entre os dois países. Em especial a implementação do primeiro Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe. Este programa está avaliado em mais de 57 milhões de euros. Os sectores privilegiados no programa estratégico são os da educação, saúde, assistência técnico militar, e a promoção do investimento privado.

De lembrar que Portugal é, para o Presidente Evaristo Carvalho, o principal parceiro para o desenvolvimento do seu país.

Apesar de Evaristo do Espírito Santo Carvalho ter sido eleito presidente em Agosto último, já exerceu vários cargos políticos no seu país, tendo sido por duas vezes primeiro-ministro.

Cerimónias oficiais entre presidentes

Das cerimónias de recepção ao chefe de Estado são-tomense, no Palácio de Belém, fazem parte honras militares, encontros entre os dois chefes de estados e alargados às respectivas delegações. Está também prevista a assinatura do Livro de Honra e a fotografia oficial, bem como declarações conjuntas à imprensa.

No final do dia irá decorrer um jantar oferecido pelo Presidente da República Portuguesa em honra do seu homólogo. Este jantar terá lugar no Palácio da Cidadela de Cascais.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -