Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022

Expo Ibero-Americana de Música em Évora

dona_jandira_camila_rocha
Dona Jandira

Com cerca de 600 profissionais internacionais da indústria musical já inscritos, entre programadores de festivais, directores de salas de concerto ou editoras discográficas, a Expo Ibero-Americana de Música fará da cidade alentejana, ao longo de quatro dias, a capital da música.

O programa arranca com a gala de inauguração, no Teatro Garcia Resende (na noite de dia 04) e prossegue, depois, com concertos abertos ao público e diversas actividades para os profissionais oriundos de Portugal, de Espanha e de outros países da América Latina.

Estão programados 18 showcases abertos ao público, que vão ter lugar no Templo Romano e na Praça do Giraldo, sempre a partir das 18:00 e até às 23:00.

De Portugal, vão actuar nomes como Duarte, Jaqueline, Projeto Alma ou Luiz Caracol, estando igualmente previstos concertos de artistas de Espanha (como La Corrala e Lara Bello), do Brasil (Dona Jandira), Chile (Nano Stern), Equador (Mariela Condo), México (Zaira Franco) e Venezuela (C4 Trío), entre outros.

O programa para profissionais, no Palácio D. Manuel, em Évora, inclui o I Encontro de Imprensa Musical: “O Jornalismo Musical na Ibero-América” e o II Encontro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América, uma mesa-redonda sobre “Música e Línguas Originais” e oito conferências.

A programação integra ainda uma Masterclass de Flautas do músico brasileiro, Carlos Malta e o Ciclo de Documentários de Música, composto por quatro documentários de vários países ibero-americanos.

expo
Apresentação Conferência de Imprensa Évora: Margarida Rebocho, Sócia da FollowArt, Co-produtora da EXIB Música; Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora; José Santos, Director da Entidade Regional do Turismo do Alentejo; Adriana Pedret, Presidente da EXIB Música Expo Ibero-americana

A organização do Exib Musica 2016, tem como objectivo “contribuir para a difusão e circulação das músicas ibero-americanas para mostrar, sobretudo, a identidade cultural destas músicas e a diversidade das suas expressões”, afirmou a directora do evento, Adriana Pedret, em conferência de imprensa em Évora.

Por seu lado, Eduardo Luciano, vereador da cultura do município eborense, referiu que os músicos da região, “ terão também a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho”.

O festival é inserido nas comemorações do 30º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO como Património Mundial. A cidade de Évora e a Expo Ibero-americana de Música – EXIB Música, apostam na Identidade como premissa para a realização da III Edição da Expo Musica.

O Exib Música, que nos últimos 2 anos tem decorrido em Bilbao, comunidade autónoma do País Basco, Espanha, é organizado pela Asociación Cultural Expo Ibero-americana de Música, em co-produção com a empresa portuguesa Follow Art – Promoção Artístico-Cultural e conta com o apoio institucional da Câmara de Évora e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e ainda com a colaboração de importantes instituições locais, nacionais e internacionais.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -