Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

A extraordinária saga de Demetre Georges Markakis

Intrépido Colosso – A extraordinária saga de Demetre Georges Markakis
Intrépido Colosso – A extraordinária saga de Demetre Georges Markakis

Zéfiro, Noto, Euros, Bóreas. Demetre conhecia a força dos quatro ventos, que anunciavam as estações com estardalhaço. Um aquecia as almas, enchendo o povo de esperança, outro germinava os campos, garantia as colheitas, o terceiro formava as tempestades, matava a sede de futuro, mas o que congelava os picos é que endurecia o carácter.”

(Do livro “Intrépido Colosso”, capítulo 4 “um sopro de felicidade”, página 34)

O pequeno excerto desperta a curiosidade. Queremos ler mais e queremos conhecer a história do Sr. Demetre.

bannerA sua autora, Christiane Brito é jornalista, biógrafa, pós-graduada em gerontologia e faz parte da Biografia do Idoso, uma comunidade voltada para o resgate e valorização da memória do idoso.

A comunidade foi criada pela Oficina de Biografia do Idoso, que trabalha com idosos no relato e publicação de livros de memórias (storytelling); um espaço de inspiração para quem convive com idosos e para quem convive com os novos tempos em que a meia-idade vai até os 74 anos (oficialmente) e os velhos são activos, longevos, empreendedores.

“Intrépido Colosso” é o resultado de quatro anos de pesquisa em convívio com o protagonista, Demetre Markakis, co-autor e hoje com 90 anos. É a história de um herói grego em carne e osso, como o descreve o autor do prefácio, Audálio Dantas. Narra a infância de fome em Creta, participação na II Guerra aos 13 anos, odisseia contra monstros reais e imaginários, superados com o amor por Maria. Muda-se para o Brasil em 1967, onde enfrenta novos desafios.

Christiane teve a colaboração de Polychronis Stivaktakis, premiado fotógrafo e poeta grego.

*Intrépido Colosso – A extraordinária saga de Demetre Georges Markakis, CMAB Editora, 2016, distribuição LiteraRua

Primeiro Capítulo

Leia também Retorno a Ítaca. O primeiro amor

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -