Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Extratos confirmam «luvas» de corruptor a Temer e Cunha

O operador do MBD Altair Alves Pinto repassou dinheiro para Michel Temer e Eduardo Cunha, segundo extratos de operações fornecidos pelos doleiros Vinícius Claret (o Juca Bala) e Claudio Barbosa (o Tony), em um esquema investigado na Operação “Câmbio Final”.

Lúcio Funaro, doleiro e operador de Michel Temer, apontou Altair como o homem que fazia os repasses para Temer e Cunha. As investigações indicam que os doleiros faziam movimentações milionárias diariamente e que tudo era registrado em planilha. Além de Temer e Cunha, muitos políticos e empresários usavam a rede de doleiros – que atuavam em 52 países – para enviar dinheiro ao exterior.

Na planilha, há 65 movimentações financeiras  ligadas ao nome de Altair, que somam quase 10 milhões de reais. Funaro explicou quem era Altair Alves Pinto e o papel dele no esquema de pagamento de propina do MDB nacional. Os documentos reforçam o depoimento anterior de Funaro: que Altair era um operador do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do presidente Michel Temer.

Eu tenho certeza que parte do dinheiro que era repassado, que o Eduardo Cunha capitaneava em todos os esquemas que ele tinha, ele dava um percentual tb pro Michel Temer. eu nunca cheguei a entregar mas o Altair deve ter entregado assim, algumas vezes” Disse Funaro, em depoimento.

O Altair as vezes comentava. Que tinha que entregar um dinheiro pro Michel, o escritório do Michel é atras do meu escritório, entendeu?” Acrescentou.

Leia mais aqui “Extratos de doleiros que denunciaram esquema mostram transferências para operador do MDB citado por Funaro”.

Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -