Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Maio 5, 2025

Festa cultural em Timor-Leste e Dia Mundial da Língua Portuguesa

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, o Embaixador de Angola, José Andrade de Lemos, a Embaixadora de Portugal, Maria Manuela Bairos, a Embaixadora de Cuba, Grisel Inniss, a Ministra-Conselheira do Brasil, Rita Marques, a Vice-Ministra do MNEC, e a comunidade lusófona residente em Timor-Leste, entre outras entidades, juntaram-se em Díli para uma grande festa cultural da CPLP.

José Andrade de Lemos, Embaixador de Angola em Timor-Leste e Presidente da República, José Ramos-Horta

A iniciativa partiu de Mirabilia Sarmento, Presidente da AEGCTL, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, envolveu várias associações e centenas de cidadãos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, residentes em Díli, tendo incluído a angolana Fernanda Formoso da Silva, docente do Departamento de Língua Portuguesa e de Culturas da CPLP da Faculdade de Educação da Universidade de Díli (UNDIL).

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado anualmente, no dia 5 de Maio, por ter sido aprovado numa Sessão da Conferência Geral da ONU, em 2019. É oficial em 10 países e territórios e falada por mais de 280 milhões de pessoas. É considerada a quinta ou sexta língua mais falada em todo o mundo, estando em múltiplas organizações da União Africana, da União Europeia e em outras regiões.

O Embaixador de Angola, José Andrade de Lemos, após a visita ao “Espaço Gastronómico e Cultural de Angola” acompanhado do Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e da Embaixadora de Portugal, Maria Manuela Bairos, manifestou a sua grande satisfação:

O envolvimento da comunidade angolana nesta festa cultural alusiva à língua portuguesa em Timor-Leste com a apresentação da gastronomia e das danças de Angola é uma manifestação de alegria e de inequívoco compromisso com a CPLP, na sua promoção e desenvolvimento cultural, económico e político.

José Andrade de Lemos

A festa cultural da CPLP realizou-se no passado dia 3 de Maio, em Díli, sob o lema “Festival do Feijão”, e teve como principal finalidade promover o desenvolvimento da cooperação e cultura entre os povos da CPLP e cidadãos de outros países a residir em Timor-Leste.

Fernanda da Silva e Equipa no “Espaço Gastronómico e Cultural de Angola”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -