Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Abril 23, 2024

Filme sobre 5 Heróis Cubanos vai disputar Veneza e abrir Mostra em SP

Brasil e Cuba se encontrarão em breve – no cinema. Wasp Network, o novo filme do diretor francês Olivier Assayas, vai contar a história real dos 5 Heróis Cubanos que foram presos injustamente nos Estados Unidos. O projeto é do brasileiro mais bem-sucedido em Hollywood – o produtor Rodrigo Teixeira. A história se baseia no livro-reportagem Os Últimos Soldados da Guerra Fria, do jornalista e escritor Fernando Morais. E um dos personagens principais caberá ao ator Wagner Moura.

O elenco também conta com dois “latinos” de peso: a espanhola Penélope Cruz e Gael García Bernal. Do alto dessas credenciais, Wasp Network vai disputar, neste mês, o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Em 17 de outubro, o longa abrirá a 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, onde outros dez filmes de Olivier Assayas serão exibidos numa retrospectiva especial.

Wasp Network

O título Wasp Network remete à Rede Vespa – um grupo de espiões cubanos que, passando-se por desertores da Ilha, conseguiram chegar a Miami e foram aceitos na comunidade anticastrista de Little Havana. Nem mesmo as famílias desses espiões sabiam da missão. Uma vez nos Estados Unidos, eles passaram a ocupar postos estratégicos e, às escondidas, passavam informações estratégicas ao regime socialista.

Para enfrentar o “período especial” – que sobreveio ao fim da União Soviética e do bloco socialista –, o líder cubano Fidel Castro apostou, entre outras medidas, no incentivo ao turismo. Os resultados iniciais ficaram acima do esperado e ajudaram Cuba a se reerguer. Em represália, os Estados Unidos armaram atentados terroristas em hotéis, aviões, aeroportos e pontos turísticos. Além de prejuízos, os ataques provocaram a mortes de cubanos e estrangeiros que visitavam a Ilha.

Os espiões tinham a missão de descobrir os planos terroristas norte-americanos – ou para tentar abortá-los, ou para alertar Havana de antemão. Como fachada para não serem descobertos, eles trabalhavam em pequenos bicos ou empregos e se integravam a organizações de extrema-direita que sabotavam Cuba. Uma vez infiltrados, conseguiram, discretamente, frustrar alguns ataques – até serem denunciados e presos.


Cartaz do longa-metragem Wasp Network, produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixiera e baseado em livro de Fernando Moraes

Ao ler o livro de Fernando Morais sobre o tema, Rodrigo Teixeira adquiriu os direitos para sua produtora, a RT Features. O longa foi rodado no ano passado e é uma espécie de “menina dos olhos” do produtor.

É uma história inacreditável sobre como um país de terceiro mundo conseguiu implantar espiões nos Estados Unidos por tanto tempo numa época anterior à paranoia do 11 de Setembro. Seria mais plausível hoje – por isso que faz todo o sentido agora”.

A escolha de um francês para a direção não foi automática.

Fui procurado por vários diretores e nenhum projeto aconteceu. Até que fui sondado por um agente do Olivier Assayas – e eu achei que o roteiro era a cara dele por causa de Carlos, o Chacal”.

Além de Wasp Network, sua produtora concorrerá em Veneza com Ad Astra, um filme de ficção científica estrelado por Brad Pitt. O festival ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro.


por André Cintra  | Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -