Partidos socialistas e organizações de esquerda da Austrália, Indonésia, Timor-Leste e de outros países estão a manifestar a sua total solidariedade com a Palestina.
As forças de esquerda em todo o mundo, incluindo o Partido Socialista da Indonésia (PSI), estão solidários com o sofrimento do povo palestino.
O PSI está a organizar uma ampla campanha na Indonésia com o estabelecimento do Gearakan Raykat Untuk Kemer Dekaan Palestina (Movimento Popular para a Independência da Palestina) e, no próximo 19 de Novembro, vai realizar uma ampla campanha de solidariedade em 19 cidades da Indonésia.
No quadro da concertação de estratégias a favor da independência da Palestina, o Partido Socialista de Timor (PST) e o Partido Socialista da Indonésia (PSI) têm estado a preparar e organizar as forças políticas de esquerda da Ásia / South Asia para expressarem o seu apoio ao povo mártir da Palestina.
O Partido Socialista da Indonésia (PSI) é uma força política sem assento parlamentar organizado por jovens e estudantes progressistas e tem excelentes relações com o Partido Socialista de Timor (PST).
Das principais actividades e acções conjuntas destes dois partidos da Indonésia e de Timor-Leste incluem-se a publicação de livros e de revistas para disseminar ideias de esquerda.
OCI e Secretário-Geral da ONU condenam Israel
Na capital da Arábia Saudita, no passado dia 11 de Novembro, na Resolução final da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) os líderes dos países árabes e muçulmanos condenaram com veemência os ataques militares na Faixa de Gaza e exigiram o seu fim imediato.
A agressão de Israel contra a Palestina, devido à sua grave violação de direitos humanos e crimes contra a humanidade, foi severamente criticada por António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas.