Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 27, 2021

Forças marroquinas espancam brutalmente mulheres saharauis

Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

Ontem às 19h44 (hora local) em Bojador, nos territórios ocupados do Sahara Ocidental, as forças de ocupação marroquinas espancaram brutalmente El Ouaara Khaya, uma mulher saharaui, irmã da activista de direitos humanos, Sultana Khaya.

O ataque ocorreu depois de que El Ouaara ia abrir a porta de casa à sua prima que vinha visitá-la, mas a polícia que está a cercar a casa desde ontem, impediu a prima de entrar e espancou El Ouaara brutalmente quando ela abriu a porta. O ataque foi tão violento que El Ouaara caiu no chão com um ferimento sangrento na cabeça e perdeu a consciência.

Ontem, a conhecida ativista de direitos humanos, Sultana Khaya, retornava a Bojador quando foi detida no posto de controle de entrada da cidade. Por mais de uma hora foi insultada, assediada verbal e fisicamente e ameaçada de morte pelos agentes da ocupação no posto de controle.

Quando ela chegou a casa a família saiu para cumprimentá-la, a polícia da ocupação marroquina imediatamente cercou a casa e começou a espancar todos de forma aleatória com cassetetes, punhos e botas, obrigando-os a entrar em casa.

Durante este ataque, Minatou Dah, 75 anos, mãe de Sultana Khaya, foi de tal forma agredida que caiu no chão. A casa continua cercada pelas autoridades de ocupação marroquinas.

Na casa estão mulheres e crianças como pode ser visto no vídeo que foi transmitido em directo no Facebook.

Vídeos

 



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -