• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaMúsicaGeorge Gershwin | Os primeiros anos

George Gershwin | Os primeiros anos

Gershwin era filho de imigrantes judeus russos. Apesar de nem a família e nem os amigos terem qualquer inclinação musical, Gershwin desenvolveu um interesse precoce pela música, devido às aulas onde ouvia composições populares e clássicas.

  • 16 Junho, 2019
  • José Alberto Pereira
  • Posted in Música
  • 7

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

A sua educação musical começou aos 11 anos, quando a família comprou um piano vertical em segunda mão, destinado à aprendizagem do seu irmão mais velho, Ira. No entanto, foi George quem os surpreendeu, tocando de forma elegante uma canção popular, que tinha aprendido ao ver um vizinho tocar. Com esta surpresa, os seus pais decidiram que seria George a receber as lições. Começou então a estudar piano com Charles Hambitzer, que o apresentou às obras dos grandes compositores clássicos. Hambitzer ficou tão impressionado com o potencial de Gershwin que recusou o pagamento das lições, tendo mais tarde escrito a sua irmã: “Tenho um novo aluno que deixará decerto a sua marca na música. O menino é um génio.”

George Gershwin

Gershwin continuou a estudar e a ampliar o seu conhecimento musical e técnica de composição ao longo de sua carreira. Os seus mentores foram personagens bastante díspares, como os idiossincráticos compositores americanos Henry Cowell e Wallingford Riegger, o tradicionalista Edward Kilenyi e sobretudo Joseph Schillinger, um teórico musical conhecido por sua abordagem matematicamente fundamentada da composição. Depois de abandonar a escola aos 15 anos, Gershwin passou a ganhar dinheiro tocando em clubes noturnos de Nova Iorque. O seu trabalho mais importante nesse período foi como compositor, provavelmente o mais novo em Tin Pan Alley, apresentando partituras para a editora musical de Jerome Remick. As vendas de partituras determinavam a popularidade de uma música e os compositores como Gershwin passavam longas horas tocando as músicas no piano para os seus potenciais clientes.

Embora a crescente criatividade de Gershwin tenha sido dificultada por seu período de três anos a tocar piano em Tin Pan Alley foi uma experiência que melhorou a sua destreza e aumentou a sua capacidade de improviso. Ainda adolescente, Gershwin já era conhecido como um dos mais talentosos pianistas de Nova Iorque, tendo acompanhado diversos cantores populares e atuado como pianista de ensaio em musicais da Broadway. Em 1916 compôs sua primeira música publicada, “When You Want Em You Can’t Get Em”, assim como a sua primeira composição para piano solo, “Rialto Ripples”. Começou então a atrair a atenção de músicos mais importantes na Broadway. O compositor de opereta Sigmund Romberg incluiu uma das canções de Gershwin no “The Passing Show” de 1916.

Estes primeiros tempos aumentaram significativamente o conhecimento de Gershwin sobre jazz e música popular. Ele gostava muito das canções de Irving Berlin e Jerome Kern, referindo-se a Berlim como “America’s Franz Schubert” e afirmando que Kern foi “o primeiro compositor que me fez consciente de que a música mais popular era de qualidade inferior, e que a comédia musical era feita de melhor material”. Gershwin inspirava-se no trabalho de Kern para compor peças para os teatros da Broadway. Em 1919, o ator Al Jolson cantou no musical “Sinbad” o tema “Swanee”, de Gershwin. A música tornou-se de imediato um grande sucesso, vendendo mais de dois milhões de discos e um milhão de partituras. Gershwin tornou-se uma celebridade quase da noite para o dia.

Nesse mesmo ano estreou “La La Lucille”, o primeiro espetáculo da Broadway para o qual Gershwin compôs a partitura inteira. As suas canções mais populares incluíam “The Best of Everything”, “Nobody But You” e “Tee-Oodle-Um-Bum-Bo”. Ainda em 1919, Gershwin compôs seu primeiro trabalho clássico, a peça “Lullaby” para quarteto de cordas. Tratava-se de um estudo em harmonia composto como um exercício para Edward Kilenyi, seu aluno. Ira Gershwin publicou o tema vários anos após a morte de George e este passou a ser uma peça favorita nos alinhamentos de quartetos de cordas e até de orquestras sinfónicas.

 

Vídeos

 

 

Aconselhamos também

George Gershwin

George Gershwin | Um legado essencial

Gershwin era conhecido como um homem gregário, cujo ego enorme era temperado por uma personalidade genuinamente magnética. Ele amava seu trabalho e abordava cada tarefa com entusiasmo, nunca sofrendo o bloqueio do compositor. Ver mais

  • 30 Junho, 2019
  • José Alberto Pereira

George Gershwin | Rhapsody e Porgy

De 1920 a 1924, Gershwin contribuiu com músicas para vários shows e revistas da Broadway. Para a produção “Scandals” de 1922, Gershwin convenceu o produtor a incluir uma ópera de jazz num ato. Esse trabalho, denominado “Blue Monday”, foi mal recebido e retirado logo após a p... Ver mais

  • 23 Junho, 2019
  • José Alberto Pereira

George Gershwin | A vida é improviso

“A vida é muito parecida com o jazz … fica melhor quando se improvisa”. Quem o afirmou foi um jovem pianista e compositor de 14 anos de idade, nascido a 26 de setembro de 1898 no Brooklyn, em Nova Iorque. O seu nome era Jakob Bruskin Gershowitz, tinha ascen... Ver mais

  • 9 Junho, 2019
  • José Alberto Pereira

 


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

José Alberto Pereira
José Alberto Pereira

Professor Universitário, Formador Consultor e Mestre em Gestão

Related Posts

comments
DestaqueMúsica

Sempre se pode sonhar com a vida que nenhum dinheiro pode comprar

Ver mais

comments
Música

Os livros e as músicas para saber que o Brasil vai muito além de Rio e São Paulo

Ver mais

comments
Música

Seis canções para sonhar e construir um mundo diferente e melhor

Ver mais

comments
Música

Gilberto Gil canta: “Chiquinho Azevedo”

Ver mais

Tags

  • Broadway
  • George Gershwin
  • Nova Iorque

Do not miss

comments
DestaqueMúsica

Sempre se pode sonhar com a vida que nenhum dinheiro pode comprar

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

Nota pública da AJD: Um país ao desamparo; até qua...

Ver mais

  • 25 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesSociedade

João Ferreira na Marinha Grande

Ver mais

  • 18 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in AgendaBreves

Festival exibe filmes franceses online totalmente ...

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesCinema

Manaus… sem oxigênio

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message