Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Governistas se dividem no Senado

Tereza Cruvinel, em Brasília
Tereza Cruvinel, em Brasília
Jornalista, actualmente colunista do Jornal do Brasil. Foi colunista política do Brasil 247 e comentarista política da RedeTV. Ex-presidente da TV Brasil, ex-colunista de O Globo e Correio Braziliense.

Poucas horas depois de derrotarem o candidato bolsonarista à presidência do Senado, Rogério Marinho, os apoiadores do Governo na Casa dividiram-se em dois blocos de atuação parlamentar. E por razões menores. O “racha” não vai afetar o apoio a Lula, mas pode deixar sequelas no relacionamento entre aliados. Com isso, o líder do Governo, Jacques Wagner, colheu seu primeiro desgaste no cargo.

Estava em curso a formação de um bloco majoritário reunindo PT, MDB, PSD e União Brasil (UB). Mas, ainda durante a votação de anteontem, Wagner começou a formar um outro bloco,  reunindo PT, PSB, PSD e Rede, denominado Resistência Democrática, totalizando 28 senadores. Surpreendidos, MDB e UB formaram logo outro bloco, reunindo também PDT e Podemos. Este, denominado Democracia, terá 31 senadores.

O senador Renan Calheiros explicita o azedume dos preteridos com a iniciativa de Wagner.

– Nós fomos surpreendidos, inclusive pela deselegância, pois sequer fomos avisados da mudança de planos. E isso foi feito apenas para garantir à senadora Eliziane Gama (que acaba de trocar o Cidadania pelo PSD) o cargo de líder da maioria.

Mas, como o bloco Democracia acabou ficando maior que o liderado pelo PT, a liderança da maioria acabará ficando mesmo com o MDB, possivelmente com Renan.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, ouviu a queixa dos aliados e teria lhes dado razão.

Este é um exemplo de movimento desnecessário e nocivo ao Governo que, há poucas horas, temia uma derrota no Senado. E que, mesmo com a vitória de Pacheco, viu a oposição destinar 32 votos ao bolsonarista Marinho, o que exigirá um fino monitoramento da base no Senado.


Texto original em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -