Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Governo turco anuncia vitória de Erdogan nas eleições

Um porta-voz do governo turco anunciou neste domingo (24) que o presidente turco, Recip Tayyip Erdogan, conquistou a reeleição com 52,8% dos votos.Apesar de 95,1% dos votos terem sido contabilizados, o principal partido de oposição da Turquia declarou que o resultado estava muito disputado para ser anunciada a vitória.

O porta-voz do principal partido da oposição, Bulent Tezcan, disse em uma coletiva de imprensa que os votos das maiores cidades ainda não haviam sido contados e previu que as eleições chegariam ao segundo turno. Ele citou os dados do próprio partido, que mostraram que apenas 39% dos votos foram contados e que a porcentagem de votos de Erdogan era de apenas 51,7% no momento.

Foram as primeiras eleições desde que a Turquia mudou para o sistema de governo presidencialista após o referendo constitucional de abril de 2017.

A mudança no sistema político turco ocorreu na sequência da tentativa fracassada de golpe em julho de 2016. Erdogan acusou seu antigo aliado e agora inimigo, o clérigo Fethullah Gülen, baseado nos EUA, de planejar o golpe. O clérigo rejeitou firmemente as acusações.

Após o golpe fracassado, a Turquia está em estado de emergência há quase dois anos.

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -