Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Junho 15, 2024

Grupo de Cavaquinhos do Oeste já tem nova sede

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O Grupo de Cavaquinhos Os Incríveis do Oeste, do Livramento, concelho de Mafra, passou a ter finalmente uma sede própria, na antiga escola básica do primeiro ciclo da Caneira Nova.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva. A antiga escola primária é cedida aos Cavaquinhos do Oeste para sede do grupo, bem como à prossecução das suas actividades, mas continuará ao serviço da comunidade, estando disponível para acolher as mais variadas iniciativas da população da União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira.

Os termos desse acordo, que viria a ser assinado já no interior das instalações, foi frisado por Firmino Adão Canhoto, líder dos Cavaquinhos do Oeste, que afirmou querer fazer do local uma “sala de visitas da Caneira Nova”, mantendo as instalações e permitindo que os habitantes possam usufruir delas como tem acontecido até agora. Firmino Canhoto também lembrou que em sete anos de existência o agrupamento de música tradicional portuguesa tem finalmente uma sede própria.

No acto inaugural estiveram associações da freguesia e outros grupos musicais congéneres, nomeadamente da Freiria, da Ericeira e da Universidade Sénior de Mafra. Inês Inácio, presidente da União de Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, mostrou disponibilidade para apoiar todas as associações da freguesia e fez uma menção especial ao grupo Cavaquinhos do Oeste por também estar sempre disponível para animar eventos da Junta ou da Câmara.

Hoje fazemos história com um acontecimento muito importante para a cultura musical do nosso concelho e desta freguesia”.

Afirmou o presidente da Câmara no seu discurso. Hélder Sousa Silva teceu elogios a Firmino Canhoto pela sua dedicação e afirmou que os Cavaquinhos do Oeste são um projecto muito sério.

O autarca explicou ainda que a antiga escola primária da Azueira já tem um projecto de requalificação para passar a acolher o novo quartel da GNR. Na antiga escola da Azueira estavam instalados provisoriamente os Cavaquinhos do Oeste, que agora passam para a Caneira Nova, e também os escuteiros do Livramento, cuja sede irá em breve sofrer obras de ampliação.

O Grupo de Cavaquinhos Os Incríveis do Oeste dedica-se ao estudo, divulgação e ensino da música tradicional portuguesa, tendo como suportes instrumentais o cavaquinho, a concertina, a gaita-de-foles, a viola braguesa e clássica.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -