Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Há 22 anos morreu Frank Zappa

FRANK ZAPPA 1

Genial músico foi vítima de cancro da próstata

Frank Zappa é um nome maior da música do século XX, um caso raro de criatividade. Um exímio guitarrista, mas também um compositor de excelência, talentos juntos numa personalidade ímpar. A 4 de Dezembro de 1993, Frank Vincent Zappa morreu aos 52 anos, a poucos dias de completar 53 anos de idade. O genial músico e compositor foi vítima de cancro da próstata. Faleceu em Los Angeles junto da sua mulher, Adelaide Gail Sloatman, com quem casou em 1967, e dos quatro filhos.

Ao longo dos seus mais 30 anos de carreira, Frank Zappa, natural de Baltimore (EUA), teve um percurso brilhante, mas multifacetado que diz bem da sua capacidade como músico e compositor, abordando géneros tão diferentes como a música clássica, música electrónica, jazz e rock. Desde muito novo que Frank Zappa se dedicou à música, FRANK ZAPPA 4mas a grande porta só se iria abrir em 1966, com a fundação da banda The Mothers of Invention e a edição desse genial duplo álbum que é “Freak Out”.

A banda nasceu de um convite do músico Ray Collins para que Zappa se juntasse aos The Soul Giants, uma banda de R&B. Zappa entrou e pegou em tudo: guitarra, voz e liderança da banda, que passaria a chamar-se “The Mothers”, porque aquele dia era o Dia da Mãe. Encontrada uma editora pronta a apostar numa banda com um nome bizarro como “The Mothers Of Invention”, Frank Zappa iria mostrar toda a sua capacidade, impondo um som cru, mas trabalhado com arranjos sofisticados. Temas com letras irónicas, não-conformistas, mordazes, incómodas para as autoridades. Surgia então o extraordinário duplo LP “Freak Out”, um dos primeiros álbuns conceptuais da história do rock e também um dos primeiros duplos. Outro grande momento na carreira dos “Mothers” foi a edição de um disco e a realização de um filme – “200 Motels” — em 1971, tudo sob a total direcção de Frank Zappa. Mas todos os álbuns de originais da FRANK ZAPPA 3banda são pérola preciosas. “The Mothers of Invention” era uma banda formada por vários músicos, com uma secção de metais, mas tudo era dirigido por Zappa — guitarrista, vocalista, mas também o verdadeiro maestro da banda (ver vídeo).

A solo, Frank Zappa iria lançar ao longo da sua carreira um punhado de discos que são obras incontornáveis da melhor música que se fez na segunda metade do século passado, casos dos álbuns “Hot Rats” (1969), “Apostrophe” (1974), “Joe’s Garage” e “You Are What You Is” (1981). Multi-instrumentista, embora a guitarra eléctrica fosse o seu instrumento de eleição, Frank Zappa participou em vários trabalhos discográficos (e concertos) com outros músicos relevantes, nomeadamente com o violonista francês Jean Luc Ponty e com Captain Beefheart (Don Van Vliet, falecido a 17 de Dezembro de 2010).

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -